E foi lançado o Chrome 94 Beta com API WebCodecs disponível oficialmente, e muito mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google promoveu o Chrome 94 ao status beta hoje com algumas mudanças interessantes.
Novidades do Chrome 94 Beta
Em primeiro lugar, o Chrome 94 Beta marca a conclusão da API WebCodecs em seu teste de origem e, portanto, agora disponível oficialmente.
WebCodecs é a API de codec de baixo nível em torno da codificação e decodificação de áudio/vídeo, juntamente com o tratamento de quadro de vídeo bruto e muito mais.
O manuseio da API WebCodecs se destina a ser mais eficiente do que as implementações de codec JavaScript ou WebAssembly.
Enquanto isso, entrando na fase de teste original com o Chrome 94 está o WebGPU! O WebGPU está no Chrome 94 Beta com o objetivo de ser promovido no Chrome 99.
O WebGPU é o sucessor do WebGL e é uma API gráfica muito mais moderna que também pode suportar computação GPU. WebGPU expõe recursos inline com Vulkan, Direct3D 12 e Metal.
O Chrome 94 Beta também oferece suporte para um novo método “postTask” para sua API de agendamento, o gerenciamento de cores da tela deixou o estado de teste original e a API VirtualKeyboard também saiu do período de teste original.
Por fim, o Chrome 94 também está descontinuando o WebSQL para contextos de terceiros.
Mais detalhes sobre o Chrome 94 beta recém-lançado via Chromium.org.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados