Chrome 93 lançado com suporte WebOTP entre dispositivos, scripts de módulo CSS

E foi lançado o Chrome 93 com suporte WebOTP entre dispositivos, scripts de módulo CSS. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

O Google Chrome foi lançado pela primeira vez em setembro de 2008, para o Microsoft Windows, e mais tarde foi portado para Linux, Mac, iOS e Android.

Agora, o Google está lançando o Chrome 93 hoje como a versão estável mais recente de seu navegador.

Novidades do Chrome 93

Chrome 93 lançado com suporte WebOTP entre dispositivos, scripts de módulo CSS

O Chrome 93 traz suporte para dispositivos WebOTP API para a área de trabalho, onde, se conectado por meio da mesma Conta do Google, em todos os dispositivos pode lidar perfeitamente com senhas únicas enviadas para o seu dispositivo móvel.

O Chrome 93 na frente do desenvolvedor também expõe a API Multi-Screen Window Placement.

Esta nova API torna mais fácil gerenciar vários monitores e pode ser usada para casos de uso como apresentações em que um monitor pode estar exibindo uma apresentação de slides enquanto outro exibe as anotações do orador, gerenciando várias janelas para painéis de ferramentas como editores de imagem e vídeo , ou mesas de negociação virtuais com a exibição de várias janelas relacionadas.

Com o Chrome 93, esta nova API de posicionamento de janela Multi-Screen é exposta como um teste de origem.

O Chrome 93 também está trazendo uma opção de sobreposição de controles de janela para aplicativos da web de desktop instalados, onde a área do cliente cobre toda a janela, incluindo a barra de título e os botões de controle da janela – que o desenvolvedor do aplicativo da web é então responsável por conectar.

A intenção é fazer com que esses aplicativos da web se pareçam mais com aplicativos do sistema operacional. Sim, a sobreposição de controles de janela é uma espécie de decoração do lado do cliente.

O Chrome 93 também remove o suporte 3DES do TLS devido a problemas de segurança, propriedade de cor de destaque CSS, suporte a scripts de módulo CSS para permitir que os desenvolvedores carreguem CSS em uma definição de componente que funciona com outros tipos de módulo e uma série de outras melhorias de baixo nível.

Mais detalhes sobre o Chrome 93 por meio do Chrome Release Blog e ChromeStatus.com.

Enquanto isso, o Chrome 94 está em beta com a API WebCodecs promovida e WebGPU disponível como um teste original.

Para saber mais sobre essa versão do Chrome, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile