E foi lançado o Chrome 90 com suporte para AV1 e melhorias no WebXR. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Em 2 de março, o Google lançou a 89ª versão de seu navegador. E recentemente, a empresa do famoso mecanismo de busca lançou o Chrome 90, uma nova parcela que é a primeira após uma mudança de dez, então devemos esperar grandes mudanças ou alguma função realmente notável, mas não foi o caso.
Como o Mozilla, parece que o importante chegará na versão 89, enquanto eles aproveitarão a 90 para polir o que foi introduzido nas últimas semanas.
Agora, como o Chrome 90 foi lançado, ou seja, foi promovido para o canal Stable. Dito isso, o Chrome 91 é a nova versão Beta e o Chrome 92 será a versão Canary.
Novidades do Chrome 90
Certamente, se for preciso destacar algo do que foi adicionado no Chrome 90, esse é definitivamente o suporte completo para o AV1, que significa AOMedia Video 1, um formato de codificação de vídeo aberto que foi inicialmente projetado para streaming de vídeo pela internet.
Com esse suporte, o Chrome 90 vai melhorar em áreas como as videochamadas, o que ainda é curioso, pois o Google já avisa que o Meet não estará mais disponível a partir deste verão.
Destaques do Chrome 90:
- Suporte completo para AV1.
- Protocolo HTTPS direto, que melhora a segurança. Em relação à segurança, eles também incluíram o patch para uma vulnerabilidade Zero Day e bloqueia a porta 554 para HTTP, HTTPS e FTP, uma vez que estava sendo usada para ataques.
- Possibilidade de renomear as janelas.
- Novas APIs que melhoram o WebXR (WebXR Depth API e WebXR AR Lightning Estimation).
Para saber mais sobre essa versão do Chrome, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados