E foi lançado o Chrome 89 com melhorias na instalação de PWAs entre outras novidades. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Em meados de janeiro, e como o Firefox também fez, o Google lançou a última versão de seu navegador para suportar Flash Player, entre outras novidades. Agora, no dia 2 de março, uma nova atualização foi lançada, um Chrome 89 do qual eu não diria que é uma versão com mudanças interessantes, mas inclui a estranha novidade que vale a pena, como que o Google Web Share atingiu o desktop.
Como o Google lançou o Chrome 89, para o canal de desktop Stable, e nele incluiu várias melhorias de segurança, recursos e APIs para desenvolvedores. Com o Chrome 89 agora promovido para o canal Stable, o Chrome 90 é a nova versão Beta e o Chrome 91 será a versão Canary.
Novidades do Chrome 89
Pete LePage, que ficou encarregado de dar as notícias, destaca três novidades sobre as demais, como Web Serial, HID, NFC e mudanças na forma de instalação dos PWAs, mas também fala sobre mais funcionalidades.
Abaixo você encontra uma lista das novidades mais marcantes, junto com um vídeo promocional de quase 5 minutos para quem prefere esse tipo de conteúdo.
Destaques do Chrome 89:
- Novas APIs, como WebHID, WebNFC e Web Serial.
- Suporte aprimorado para criptografia AV1 para WebRTC.
- Web Share e Web Share Target chegaram à área de trabalho.
- Mudanças nos critérios de instalação do PWA.
- O Chrome agora permite a espera de nível superior nos módulos JavaScript.
- O ícone de instalação do PWA foi alterado.
Lembramos que, por um mês, o Chrome foi o único navegador baseado em Chromium que pode usar todas as APIs do Google e que, por esse motivo, muitos desenvolvedores recomendaram fazer a migração para o Firefox.
Outra opção é usar um navegador como o Brave, que oferece opções semelhantes, como sua própria sincronização.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados