Chrome 89 lançado com melhorias na instalação de PWAs entre outras novidades

E foi lançado o Chrome 89 com melhorias na instalação de PWAs entre outras novidades. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.

O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Em meados de janeiro, e como o Firefox também fez, o Google lançou a última versão de seu navegador para suportar Flash Player, entre outras novidades. Agora, no dia 2 de março, uma nova atualização foi lançada, um Chrome 89 do qual eu não diria que é uma versão com mudanças interessantes, mas inclui a estranha novidade que vale a pena, como que o Google Web Share atingiu o desktop.

Como o Google lançou o Chrome 89, para o canal de desktop Stable, e nele incluiu várias melhorias de segurança, recursos e APIs para desenvolvedores. Com o Chrome 89 agora promovido para o canal Stable, o Chrome 90 é a nova versão Beta e o Chrome 91 será a versão Canary.

Novidades do Chrome 89

Chrome 89 lançado com melhorias na instalação de PWAs entre outras novidades

Pete LePage, que ficou encarregado de dar as notícias, destaca três novidades sobre as demais, como Web Serial, HID, NFC e mudanças na forma de instalação dos PWAs, mas também fala sobre mais funcionalidades.

Abaixo você encontra uma lista das novidades mais marcantes, junto com um vídeo promocional de quase 5 minutos para quem prefere esse tipo de conteúdo.

Destaques do Chrome 89:

  • Novas APIs, como WebHID, WebNFC e Web Serial.
  • Suporte aprimorado para criptografia AV1 para WebRTC.
  • Web Share e Web Share Target chegaram à área de trabalho.
  • Mudanças nos critérios de instalação do PWA.
  • O Chrome agora permite a espera de nível superior nos módulos JavaScript.
  • O ícone de instalação do PWA foi alterado.

Lembramos que, por um mês, o Chrome foi o único navegador baseado em Chromium que pode usar todas as APIs do Google e que, por esse motivo, muitos desenvolvedores recomendaram fazer a migração para o Firefox.

Outra opção é usar um navegador como o Brave, que oferece opções semelhantes, como sua própria sincronização.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sair da versão mobile