E foi lançado o Chrome 88 com melhorias de segurança, fim do Flash e muito mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google lançou o Chrome 88, para o canal de desktop Stable, e nele incluiu várias melhorias de segurança, recursos e APIs para desenvolvedores. Com o Chrome 88 agora promovido para o canal Stable, o Chrome 89 é a nova versão Beta e o Chrome 90 será a versão Canary.
Novidades do Chrome 88
Chrome 88 traz uma série de novos recursos e melhorias, incluindo um modo escuro melhorado para o Windows 10, pesquisa com guias e mais e menos prompts de permissão intrusivos.
Inicialmente, uma das mudanças mais importantes no Chrome 88 é que a compatibilidade com o Adobe Flash Player foi removida permanentemente.
Na verdade, o Flash atingiu seu fim oficial de vida (EoL) em 31 de dezembro de 2020, quando a Adobe oficialmente parou de oferecer suporte ao software. A Adobe também começou a bloquear o conteúdo do Flash em 12 de janeiro, como parte de seu último prego no caixão.
Outra mudança que se apresenta nesta nova versão é que a partir do Chrome 88 o FTP não é mais suportado, ou seja, endereços do tipo ftp://.
De acordo com o Google, conforme o Chrome e outros navegadores avançam em direção a uma web sempre criptografada, faz sentido remover protocolos antigos como esse.
Por exemplo, o Chrome 72 e posterior removeu o suporte para obter sub-recursos de documentos via FTP e renderizar recursos de FTP de nível superior. A navegação para os URLs de FTP resulta na exibição de uma lista de diretórios ou download, dependendo do tipo de recurso.
Além disso, o Google está oficialmente encerrando o suporte para Mac OS X 10.10 Yosemite no Chrome 88.
Também podemos encontrar o suporte experimental para a busca rápida de guias, que antes era limitada à versão do Chrome OS. O usuário pode ver uma lista de todas as guias abertas e filtrar rapidamente a guia desejada, independentemente de estar na janela atual ou em outra.
Outra novidade no Chrome 88 é que a capacidade de gerenciamento de chaves mais flexível foi adicionada para isolamento em processos separados.
Isolar significa mover os controladores de conteúdo para processos separados em relação à fonte (origem – domínio + porta + protocolo), e não ao site, ou seja, permite organizar a divisão em diferentes processos com base no domínio do recurso e não no site com todas as inclusões estranhas nas páginas.
O Chrome tem suporte para o tema escuro do Windows 10 há algum tempo, mas o Chrome 88 o melhora um pouco. O tema escuro agora se aplica às barras de rolagem de muitas páginas internas do Chrome.
Isso inclui configurações, favoritos, histórico, página de nova guia e muito mais. No entanto, ainda não está presente em sites que oferecem suporte a temas escuros.
Muitos dos novos recursos de todas as versões do Chrome estão ocultos e o Chrome 88 não é exceção. O Google apresentou muitas dessas mudanças em seu site de desenvolvimento e no blog do Chromium, como:
- API de produtos digitais: os aplicativos da Web publicados na Google Play Store agora podem usar o faturamento da Play Store como aplicativos nativos.
- WebXR: Estimativa de iluminação AR: para conteúdo de AR e VR no Android, a estimativa de iluminação pode ajudar a tornar os modelos mais naturais e “adequados” ao ambiente do usuário.
- Anchor target = _blank implica rel = noopener por padrão: para se defender contra ataques de tab-napping, o anchor target _blank se comportará como se rel estivesse definido como noopener.
- Propriedade CSS da proporção de aspecto – permite especificar explicitamente uma proporção de aspecto para qualquer elemento para obter um comportamento semelhante ao de um elemento substituído.
- Mecanismo JavaScript: o Chrome 88 integra a versão 8.8 do mecanismo JavaScript V8.
- O Chrome 88 está experimentando uma forma menor e menos intrusiva de solicitar permissões. Em vez da janela pop-up cobrindo o conteúdo do site, uma nova “miniatura” aparece à esquerda do URL.
- Teste de temas claros e escuros mais definidos para Chromebooks: O tema pode ser ativado no menu Configurações rápidas.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados