E foi lançado o Chrome 85 com correções de segurança e suporte para AVIF e mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google lançou uma nova versão do navegador Chrome em todas as plataformas de desktop suportadas, o Chrome 85, e incluiu vários aprimoramentos de segurança, recursos e APIs para desenvolvedores.
Novidades do Chrome 85
O Chrome 85 é um lançamento massivo com vários recursos, incluindo um gerador de código QR, suporte para imagens AVIF, melhor proteção contra downloads de conteúdo misto, proteção adicional de cookies do mesmo site e atalhos de aplicativos para PWAs.
Essa atualização oferece carregamentos de página até 10% mais rápidos usando uma nova técnica de otimização de compilador conhecida como Otimização guiada por perfil (PGO).
“Como o PGO usa cenários reais de uso que correspondem aos fluxos de trabalho dos usuários do Chrome em todo o mundo, as tarefas mais comuns são priorizadas e tornadas mais rápidas”, disse o diretor de engenharia do Chrome, Max Christoff.
“Nossos testes mostram de forma consistente as páginas carregando até 10% mais rápido na mediana, e melhorias de velocidade ainda maiores quando sua CPU é encarregada de executar muitas guias ou programas.”
O PGO possibilita que o código de desempenho mais crítico do navegador seja executado com mais rapidez, o que significa que os usuários podem notar um aumento na velocidade ao navegar na Internet.
Com base na métrica de velocidade de carregamento percebida do First Contentful Paint e no Speedometer browser benchmark, o PGO leva a aumentos de até 3,5% e 11,4%, respectivamente, bem como um aumento de 7,3% na capacidade de resposta geral do navegador.
Plataforma | Browser Responsiveness | First Contentful Paint | Speedometer 2.0 |
Mac | 3.9% mais rápido | 2.3% mais rápido | 7.7% mais rápido |
Windows | 7.3% mais rápido | 3.5% mais rápido | 11.4% mais rápido |
suporte a AVIF
O AV1 Image File Format (AVIF) compacta imagens usando o codec AV1 e foi descoberto que reduz drasticamente o tamanho das imagens sem uma perda significativa de qualidade.
Em testes conduzidos pela Netflix usando imagens AVIF para show art, eles descobriram que o AVIF pode reduzir significativamente o tamanho de um arquivo, ao mesmo tempo que retém detalhes de imagem de alto nível.
Na página de status do AVIF Chrome, o Google explica que:
“Reduza o consumo de largura de banda para carregar páginas mais rapidamente e reduza o consumo geral de dados: AVIF oferece redução significativa de tamanho de arquivo para imagens em comparação com JPEG ou WebP. Antes da otimização total, a Netflix publicou resultados em seu conjunto de teste mostrando ~ 50% de economia em relação ao JPEG em casos de uso , passando de 60% para conteúdo 4: 4: 4 “
Como o AVIF também oferece suporte a recursos modernos, como alta faixa dinâmica (HDR) e sites como Netflix, YouTube e Facebook mostraram interesse em seu uso, o Google decidiu adicionar suporte integrado para o formato de arquivo.
Para testar se seu navegador oferece suporte a imagens AVIF, você pode usar esta página de teste.
Chrome 85 bloqueia mais downloads de conteúdo misto
Em abril de 2019, informamos que o Google estava iniciando um plano de implementação para bloquear downloads de conteúdo misto no Chrome.
Downloads de conteúdo misto são arquivos entregues por uma conexão HTTP insegura quando são iniciados pela primeira vez em sites HTTPS.
O Google Chrome começou a exibir avisos no console do Chrome para alertar os desenvolvedores de que esses downloads seriam bloqueados em versões futuras.
Com esta versão, o Chrome exibirá um aviso visual ao baixar conteúdo misto de áudio, vídeo, imagens e arquivos ext.
Esses arquivos incluem .png, .gif, .jpg, .mp4, etc.
O Google Chrome também bloqueia arquivos de conteúdo misto que são considerados não seguros, pois podem ser usados para entregar malware ou outra atividade maliciosa.
Esses arquivos consistem em .pdf, .doc, .docx, .xls, etc.
A partir do Chrome 86, o Google Chrome começará a bloquear todos os downloads de conteúdo misto.
Atalhos de aplicativos adicionados
O Chrome 85 apresenta atalhos de aplicativos para aplicativos da web progressivos (PWA) para que os usuários possam acessar rapidamente as tarefas mais usadas.
Quando ativado, se um usuário tocar e segurar um ícone do PWA ou clicar com o botão direito nele, o sistema operacional exibirá várias tarefas que podem ser iniciadas automaticamente usando esse aplicativo da web.
Gerador de código QR para páginas da web
O Chrome 85 agora vem com um gerador de código QR para ajudá-lo a compartilhar facilmente seus sites favoritos.
Ao acessar uma página, você verá um novo título de opção do menu de contexto “Criar código QR para esta página”.
Ao selecioná-lo, o navegador irá gerar e exibir um código QR que você pode compartilhar com outras pessoas.
Se a câmera de um dispositivo móvel escanear esse código QR, ela abrirá a página automaticamente.
User-Agent Client Hints não ativadas no Chrome 85
O Google planejou inicialmente habilitar um novo recurso chamado ‘User-Agent Client Hints’ no Chrome 85, mas devido à pandemia de COVID-19, optou por adiá-lo até 2021.
Este recurso foi projetado para reduzir a complexidade das strings do agente do usuário e evitar que os sites identifiquem um usuário com base nas informações contidas nessas strings.
Quando ativadas, as dicas de cliente do agente do usuário congelam o agente do usuário de um navegador para que contenha uma string higienizada
“Você pode testar uma versão disso ativando o sinalizador chrome://flags/#freeze-user-agent do Chrome 84. Isso retornará uma string com as entradas históricas por motivos de compatibilidade, mas com especificações higienizadas”, explica o Google.
Um exemplo de string de agente de usuário será:
Mozilla/5.0 (Linux; Android 9; Unspecified Device) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/85.0.0.0 Mobile Safari/537.36
Testes de heap de segmento desativados no Chrome 85
Com o lançamento do Windows 10 versão 2004, a Microsoft apresentou uma maneira fácil para os aplicativos usarem um novo recurso de otimização de memória chamado ‘Segment heaps’.
Nos testes da Microsoft, eles inicialmente descobriram que ele reduzia o uso de memória no Microsoft Edge.
Depois de ver esses testes, o Google começou a testar esse recurso no Google Chrome em execução no Windows 10 2004.
Depois de duas semanas testando esse recurso, o Google determinou que, embora houvesse uma economia significativa no uso de memória, também havia um aumento na utilização da CPU.
Essa compensação acabou levando a uma diminuição no desempenho do Google Chrome, e o Google está desativando o teste nesta versão.
O Google planeja fazer mais testes para ver se pode ser habilitado novamente sem degradação do desempenho.
Lançados novos recursos para desenvolvedores
O Chrome 85 vem com vários recursos de desenvolvedor para projetar sites e se comunicar com o hardware do cliente.
Alguns dos novos recursos incluídos são:
- Adição da política de recursos da Clipboard API que impede o uso não autorizado de iframes.
- Adicione suporte para a propriedade CSS ‘page’, bem como para páginas nomeadas.
- Suporte aprimorado para dispositivos BlueTooth, incluindo permitir que sites descubram dispositivos compatíveis ou se eles estão dentro do alcance.
- Adiciona os operadores de atribuição lógica ||=, &&=, and ??= ao JavaScript.
- Proteção adicional de cookies do mesmo site.
Vulnerabilidades de segurança corrigidas
O lançamento do Chrome 85 também inclui vários patches para vulnerabilidades de segurança.
A lista de vulnerabilidades ainda não foi publicada e este artigo será atualizado quando for lançado.
Sabemos que uma vulnerabilidade de execução remota de código no WebGL foi corrigida nesta versão e divulgada ontem pela Cisco Talos.
Uma lista completa de todas as correções de segurança desta versão está disponível no changelog do Chrome.
Com o Chrome 85 agora sendo promovido para o canal Stable, o Chrome 86 em breve será promovido para a versão Beta e o Chrome 87 será a versão Canary.
Como instalar ou atualizar o Chrome 85
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Veja mais artigos publicados84neste dia…