E foi lançado o Chrome 84 lançado com 38 correções de segurança e muitas melhorias e mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Uma prova disso é que sempre que a empresa quer “impor” uma regra (lembra do alerta para sites http?), o primeiro lugar em que ela parece é no Chrome.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google lançou uma nova versão do navegador Chrome em todas as plataformas de desktop suportadas, o Chrome 84, e o registro de alterações inclui várias correções de segurança, além de melhorias ocultas.
Novidades do Chrome 84
Em primeiro lugar, o Google Chrome 84 contém nada menos que 38 correções de segurança, incluindo um bug crítico de estouro de buffer de pilha na busca em segundo plano.
A gigante das buscas diz que o problema foi relatado por Leecraso e Guang Gong do 360 Alpha Lab que trabalhavam com o 360 BugCloud no início deste mês.
Há nada menos que sete vulnerabilidades de segurança diferentes com uma alta classificação de gravidade, e o Google diz que pagou milhares de dólares em recompensas aos pesquisadores que as descobriram.
Quanto ao que há de novo para o usuário casual, provavelmente a maior mudança que ocorre no Chrome 84 é o novo comportamento que silencia automaticamente as notificações de sites rotulados como abusivos.
Em outras palavras, se você acabou em sites que o bombardearam com notificações, isso não deve mais acontecer após a instalação do Chrome 84.
Obviamente, também existem muitas melhorias para os desenvolvedores, incluindo novos recursos da API de animações da web, com o navegador também habilitando a API do Wake Lock a partir desta versão.
O Google Chrome 84 apresenta novos recursos para Progressive Web Apps, ou PWAs. Em teoria, os PWAs são a próxima grande novidade da WWW, pois permitem que os sites se tornem aplicativos que podem ser instalados nos dispositivos dos usuários e iniciados separadamente do navegador.
O Google diz que, a partir desta versão, os desenvolvedores podem adicionar atalhos de ícones de aplicativos aos PWAs.
“Os desenvolvedores podem adicionar os chamados atalhos do ícone do aplicativo ao seu PWA. Na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em um atalho para exibir o menu. Os usuários do Android precisam pressionar o ícone por muito tempo”, explica a empresa.
Uma lista completa de todas as correções de segurança desta versão está disponível no changelog do Chrome.
Como instalar ou atualizar o Chrome 84
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
O que está sendo falado no blog
No Post found.