Chrome 81 lançado com 32 correções de segurança e Web NFC API

E foi lançado o Chrome 81 lançado 32 correções de segurança e Web NFC API, e mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.

O fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Chrome 81 lançado com 32 correções de segurança e Web NFC API
Chrome 81 lançado com 32 correções de segurança e Web NFC API

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Agora, o Google lançou o Chrome 81 em 7 de abril de 2020, no canal Stable para desktops para Windows, macOS e Linux com correções de bugs, novos recursos e 32 correções de segurança.

Novidades do Chrome 81

Chrome 81 traz novos recursos, como a atualização automática de conteúdo de imagem mista e a Web NFC API.

O Chrome 81 agora permite que o navegador leia e grave em tags NFC quando elas estiverem próximas ao laptop ou computador do usuário. O Google afirma que isso geralmente fica entre 5 a 10 cm ou 2 a 4 polegadas do dispositivo.

Para a primeira iteração dessa API, o recurso oferecerá suporte “ao NFC Data Exchange Format, também conhecido como NDEF, um formato leve de mensagem binária, pois funciona em diferentes formatos de tags”.

Usando a Web NFC API, os usuários podem compartilhar e armazenar dados em tags NFC, para que possam ser facilmente transferidos e usados ​​por outros dispositivos e programas suportados.

Com o lançamento do Chrome 81, o Google agora tentará carregar automaticamente todo o conteúdo da imagem HTTP em uma página da Web via HTTPS e bloqueará o conteúdo se ele não puder ser entregue por uma conexão segura.

O que isso significa é que, se uma imagem HTTP não estiver disponível em HTTPS, ela não será mostrada na página da web.

O Google afirma que:

“Esse recurso atualizará automaticamente o conteúdo misto opcionalmente bloqueável (conteúdo HTTP em sites HTTPS), reescrevendo o URL para HTTPS, sem um fallback para HTTP se o conteúdo não estiver disponível em HTTPS. Os grupos automáticos de conteúdo misto de imagem são direcionados para o M81”

Também começando com esta versão estão os avisos do Console de downloads que são entregues com segurança de contextos seguros (“downloads de conteúdo misto”).

Por exemplo, o download de um arquivo por HTTP iniciado em um site HTTPS.

O TLS 1.0 e 1.1 foi programado para ser totalmente removido no Chrome 81, mas devido à pandemia de Coronavírus, o Google decidiu adiar sua remoção até o Chrome 84.

Isso está sendo adiado para evitar problemas com sites governamentais e de assistência médica que ainda possam estar usando certificados mais antigos e, portanto, seriam bloqueados.

Como os usuários precisam acessar todos os sites para obter informações durante essa crise de saúde, a remoção do TLS 1.0 e TLS 1.1 será transferida para o Chrome 84.

Com o Chrome 81 agora sendo promovido para o canal Stable, o Chrome 83 em breve será promovido para a versão Beta e o Chrome 84 será a versão Canary.

Devido à pandemia de Coronavírus, o Chrome 82 será ignorado e todo o desenvolvimento da versão será lançado no Chrome 83.

Uma lista completa de todas as correções de segurança desta versão está disponível no changelog do Chrome 80, enquanto as alterações do navegador Chromium para o Chrome 81 estão listadas nesse endereço.

Uma postagem detalhada do blog sobre o que há de novo nas ferramentas de desenvolvedor do Chrome 80 está disponível nesse endereço.

Como instalar ou atualizar o Chrome 81

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 259
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.