E foi lançado o Chrome 77 com uma nova animação nos favicon de sites, correções de segurança e novos recursos. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
Embora eu seja mais fã do Firefox e do Opera, isso não muda o fato de que o Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta.
O Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
O Chrome continua crescendo e sendo atualizado constantemente, agora, na versão 77.
Novidades do Chrome 77
Chrome 77 é uma grande atualização que vem com notícias interessantes, como uma nova animação nos Favicons (os pequenos ícones da web) das guias enquanto a página está sendo carregada, embora pareça que esta novidade não esteja disponível na versão para Linux.
O que está disponível para nós, usuários de Linux, é uma nova tela de boas-vindas que nos convida a personalizar nosso navegador, adicionando favoritos aos aplicativos do Google na barra de pesquisa na página inicial ou em “Página inicial”.
Entre os aplicativos que podemos adicionar estão o Gmail, YouTube, Google Maps ou Google Translator.
O navegador também perguntará se queremos usar o Chrome como um navegador padrão e, se dissermos que sim e confirmar nossa escolha, proporemos sincronizar os favoritos, senhas e etc, com outros dispositivos na nuvem.
Um dos novos recursos do Chrome 77 parece ter sido emprestado do Firefox: agora podemos enviar uma guia para outro dispositivo sincronizado com a mesma conta.
Por exemplo, se estivermos no Chrome em um celular, podemos enviar a guia que estamos visitando para o nosso PC ou vice-versa.
Claro, para ver esse recurso, precisamos fazer login em uma conta do Google.
A função de compartilhamento entre dispositivos não é a única coisa que o Google emprestou da Mozilla para o seu navegador.
Agora, para melhorar a segurança, o Site Isolation nos protege de cookies, fontes HTTP e outros softwares de rastreamento, mesmo se estivermos visitando páginas controladas por um invasor.
Como curiosidade, vale dizer que a versão beta do Microsoft Edge Chromium, que provavelmente chegará ao Linux no futuro, também usa a versão 77, neste caso o Chromium.
Para saber mais sobre essa versão do Chrome, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Chrome 77
Os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados
O que está sendo falado no blog
- Avast descobriu falhas de segurança nos rastreadores GPS T8 Mini GPS
- Chrome 77 lançado com uma nova animação nos favicon de sites
- RawTherapee 5.7 lançado – Confira as novidades e veja como instalar
- Microsoft anunciou uma conferência sobre Linux para março de 2020
- Clear Linux reduziu o tempo de boot do kernel de 3 segundos para 300 ms