E foi lançado o Chrome 128 com aplicativos da Web isolados, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Além de sua versão estável, o Chrome também possui uma versão beta, que contem as mais recentes novidades do navegador para serem testadas antes de irem para a versão estável.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do popular navegador web, Google Chrome 126.
Novidades do Chrome 128
Sim. O Google promoveu o Chrome 128 para seu canal estável nas plataformas macOS, Windows e Linux.
O lançamento do Chrome 128 traz uma série de novos recursos, incluindo aplicativos da Web isolados, que são uma extensão do trabalho existente em instalações de PWA e Web Packaging para fornecer segurança/proteções mais fortes contra adulteração e comprometimento do servidor da Web.
No momento, esse suporte a aplicativos da Web isolados está limitado à política de administração em dispositivos ChromeOS gerenciados pela empresa.
O Chrome 128 também traz suporte a zoom CSS padronizado após oferecer suporte anterior à propriedade de zoom CSS não padrão.
O Chrome 128 também oferece novos recursos da API de relatórios de atribuição, funcionalidade de propriedade CSS ruby-align, suporte a Ruby quebrável em linha, manipulação de Promise.try, dicas WebAuthn e muito mais.
Por trás de um sinalizador de teste do desenvolvedor para o Chrome 128 está o suporte de alcance estendido WebGPU HDR.
Em resumo, esses são os novos recursos mais notáveis do Chrome 128:
- Aplicativos da Web isolados, que são uma extensão dos recursos do PWA e do Web Packaging e fornecerão mais segurança e proteção.
- Suporte para zoom CSS padronizado.
- Novos recursos para a API Attribution Reportin.
ruby-align
Suporte a CSS e propriedadesline-breakable
em Ruby.- Gerenciamento Promise.try
- A lista completa das alterações está em sua página de status , onde também encontramos links explicativos de cada uma delas.
Mais detalhes sobre os muitos novos recursos que você pode encontrar no Chrome 126 acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Chrome
A nova versão do Chrome já está disponível em seu site oficial. Os usuários Linux cuja distribuição adiciona seu repositório após a primeira instalação já devem ter recebido a nova versão. Os usuários do Arch Linux e derivados o possuem em AUR no nome do pacote google-chrome.
Para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados