E foi lançado o Chrome 124 junto com a atualização estável do Chromium. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Além de sua versão estável, o Chrome também possui uma versão beta, que contem as mais recentes novidades do navegador para serem testadas antes de irem para a versão estável.
Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão desse popular navegador web, o Google Chrome 124.
Novidades do Chrome 124
O Google anunciou o lançamento da nova versão de seu navegador Google Chrome 124 junto com uma atualização estável para o projeto de código aberto Chromium, que serve de base ao Chrome.
Nesta versão, foram implementadas uma série de atualizações que trazem consigo diversas mudanças e melhorias significativas tanto na experiência de navegação quanto na segurança dos usuários.
Na nova versão, além de introduzir inovações e correções de bugs, foram eliminadas 22 vulnerabilidades e foi destacado que não foram encontrados problemas críticos que permitam contornar as proteções do navegador e executar código fora do ambiente sandbox do sistema.
Como parte de seu programa de recompensas pela descoberta de vulnerabilidades nesta versão, o Google concedeu 13 prêmios totalizando US$ 65 mil.
A nova versão do Chrome 124 agora permite instalar qualquer página da web como um aplicativo PWA, mesmo que não atenda a todos os critérios do PWA.
Com essa mudança, o Google simplificou o processo de adição do PWA, pois basta visitar o site de seu interesse, tocar em “Configurações”, ir em “Salvar e compartilhar” e selecionar “Instalar página como aplicativo”.
No Chrome 124 para Windows, macOS e Linux, o TLS inclui por padrão suporte para o mecanismo de encapsulamento de chave KEM que usa um algoritmo X25519Kyber768 (resistente a ataques de força bruta em computadores quânticos).
Além disso, de acordo com os requisitos da DQA europeia, é fornecida uma caixa de diálogo no Chrome 124 para selecionar o motor de pesquisa a utilizar por defeito.
Existem mecanismos de pesquisa para escolher, disponíveis na seção de configurações “chrome://settings/search
“. Os motores de busca na lista são exibidos em ordem aleatória.
Outra mudança apresentada é que a biblioteca Skia considera as configurações de cor e contraste do Windows para ClearType, o que melhora a qualidade do texto em monitores LCD. No Linux, mudanças notáveis foram observadas nas fontes da interface.
Foi implementado um prompt do usuário para conceder permissões ao acessar a API Web MIDI, para interação com dispositivos musicais via MIDI.
Anteriormente, as permissões eram solicitadas apenas no envio ou recebimento de mensagens SysEx, mas agora são solicitadas a cada acesso à API Web MIDI.
Na versão do Chrome para Android, o gerenciador de favoritos agora permite salvar favoritos e listas de leituras pendentes nos servidores do Google, vinculados à conta do usuário.
Além disso, um novo método foi introduzido para armazenar senhas locais que não são sincronizadas entre dispositivos. Essas senhas agora serão salvas no armazenamento de senhas fornecido pelo Google Play Services, em vez de no perfil do Chrome como anteriormente.
A API SQL Web, que não é padrão e apresenta problemas de segurança, foi completamente descontinuada. Ele foi desativado por padrão desde o Chrome 119 e agora a configuração para recuperá-lo foi removida.
Das outras mudanças que se destacam no Chrome 124, temos:
- Suporte WebSocket Stream API: Permite a transferência de dados entre o navegador e o servidor em modo streaming sem usar polling, ideal para aplicações que exigem streaming constante de dados, como implementações de chat em tempo real.
- Extensão da API View Transitions: facilita a criação de efeitos de animação entre diferentes estados do DOM, adicionando suporte para eventos como “pageswap” e a propriedade “render lock”.
- Agora é possível controlar a direção vertical da escrita em elementos de formulário da web, como seleção, medidor, progresso, botão, área de texto e entrada.
- Novos métodos setHTMLUnsafe() e parseHTMLUnsafe() foram adicionados para usar a sintaxe declarativa Shadow DOM do JavaScript.
- O Painel de inspeção de estilo CSS melhorou o suporte para estilos aninhados, facilitando a visualização e edição de estilos complexos.
- O painel de medição de desempenho agora permite ocultar recursos desnecessários para reduzir o ruído no gráfico, enquanto o painel de depuração de animação oferece suporte para animações vinculadas ao conteúdo de rolagem.
Mais detalhes sobre os muitos novos recursos que você pode encontrar no Chrome 124 acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Chrome
A nova versão do Chrome já está disponível em seu site oficial. Os usuários Linux cuja distribuição adiciona seu repositório após a primeira instalação já devem ter recebido a nova versão. Os usuários do Arch Linux e derivados o possuem em AUR no nome do pacote google-chrome.
Para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Debian e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados