E foi lançado o Chrome 115 beta com o modo borderless para apps Web, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Além de sua versão estável, o Chrome também possui uma versão beta, que contem as mais recentes novidades do navegador para serem testadas antes de irem para a versão estável.
Agora, após o lançamento de ontem do Chrome 114, o Google promoveu a série Chrome 115 para beta.
Novidades do Chrome 115 beta
Um dos recursos interessantes de avaliação do desenvolvedor com o Chrome 115 é a introdução de um modo sem borda para aplicativos Web isolados.
Nesse modo experimental sem bordas, os aplicativos da Web de desktop instalados assumirão a responsabilidade por toda a janela, incluindo a barra de título e os botões de controle de janelas, como fechar/minimizar/maximizar.
O desenvolvedor do aplicativo Web é responsável por desenhar e manipular a entrada de toda a janela.
Isso levanta algumas preocupações de segurança/falsificação para as quais esse recurso está sendo limitado, pelo menos por enquanto, apenas a aplicativos da Web isolados e os usuários precisam optar pelo recurso por meio de um prompt de permissão de gerenciamento de janela ou políticas administrativas.
A barra de título convencional pode ser retornada por meio das configurações do aplicativo ou desabilitando o recurso do modo de janela sem borda.
Mais detalhes sobre esse modo sem borda para aplicativos da web nesse endereço.
Outro recurso experimental interessante para desenvolvedores no Chrome 115 é a API Compute Pressure para expor um cálculo de carga da CPU para representar o estado de pressão no sistema cliente.
Isso se destina a aplicativos da Web intensivos para ajudar a garantir que eles não causem estresse não gerenciado no sistema do cliente. No futuro, pode ser estendido para cobrir itens como temperatura e status da bateria também.
Algumas das outras alterações que vêm com o Chrome 115 incluem a propriedade de exibição CSS com vários valores, consultas de contêiner de estilo de contexto booleano, novas adições de animações orientadas por rolagem, a API Storage Buckets, o novo WGSLLanguageFeatures para WebGPU,
Mais detalhes sobre a versão beta do Chrome 115 de hoje em developer.chrome.com e ChromeStatus.com.
A versão estável do Chrome 115 deve sair em meados de julho.
Como instalar ou atualizar o Chrome beta
Para instalar a versão mais recente do Chrome beta nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Chrome beta no Linux Ubuntu, Fedora e derivados