Chrome 113 lançado com codificação de vídeo AV1 mais rápida

E foi lançado o Chrome 113 com codificação de vídeo AV1 mais rápida, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Agora, o Google acaba de promover o Chrome 113 para estável como a atualização de recurso mais recente para seu navegador da Web multiplataforma.

Novidades do Chrome 113

Chrome 113 lançado com codificação de vídeo AV1 mais rápida
Chrome 113 lançado com codificação de vídeo AV1 mais rápida

Sim. O Google lançou o Chrome 113 em seu canal estável, que inclui codificação de vídeo AV1 mais rápida para chamadas de videoconferência, o WebGPU está finalmente sendo lançado para todos e outros aprimoramentos.

A melhoria mais significativa no Chrome 113 é o suporte para WebGPU. O recurso está em desenvolvimento há vários anos, permitindo que as páginas da Web exibam gráficos 3D mais avançados e acelerem os algoritmos de aprendizado de máquina no dispositivo.

Chrome 113 lançado com codificação de vídeo AV1 mais rápida
Chrome 113 lançado com codificação de vídeo AV1 mais rápida – Uma cena renderizada por WebGPU

Sobre o tema, o Google explicou em uma postagem no blog:

“WebGPU é uma nova API para a Web, que expõe recursos de hardware modernos e permite operações de renderização e computação em uma GPU, semelhante ao Direct3D 12, Metal e Vulkan. Ao contrário da família de APIs WebGL, a WebGPU oferece acesso a recursos de GPU mais avançados e fornece suporte de primeira classe para cálculos gerais na GPU.”

O Chrome 113 também possui alguns novos recursos de CSS para os desenvolvedores da Web aproveitarem e uma API experimental de token de estado privado que deve ser usada depois que os cookies de terceiros forem eliminados.

No entanto, não há acréscimos empolgantes para o resto de nós – há um trabalho em andamento em um redesenho, mas o Google ainda não está pronto para lançá-lo. O Google também está testando um novo Modo Leitor, que deve ser lançado para todos na próxima atualização, o Chrome 114.

Em resumo, existem 15 correções de segurança nesta nova versão, além de uma variedade de novos recursos:

  • Codificação de vídeo AV1 mais rápida puxando a versão libaom 3.6 que tem aumentos de desempenho significativos para codificação de vídeo AV1 baseada em CPU. O Google Meet foi testado com AV1 até 40 kbps. qualquer aplicativo WebRTC poderá aproveitar essas codificações AV1 mais rápidas.
  • Recursos de mídia CSS overflow-inline e overflow-block.
  • Recurso de mídia de atualização de CSS.
  • Adicionando uma função de atenuação linear() para permitir a interpolação linear entre vários pontos.
  • Suporte para CSS image-set() como um tipo para especificar uma variedade de opções de imagem.
  • O suporte WebGPU agora está ativado por padrão! O WebGPU agora está ativado por padrão para este sucessor do WebGL para gráficos 3D de alto desempenho na web.

O Chrome 113 estável agora está disponível no Linux, macOS e Windows.
Mais detalhes sobre esta versão acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.