Chrome 112 lançado com WASM Garbage Collection Trial, e mais

E foi lançado o Chrome 112 com WASM Garbage Collection Trial, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Agora, o Google acaba de promover o Chrome 112 para estável como a atualização de recurso mais recente para seu navegador da Web multiplataforma.

Novidades do Chrome 112

Chrome 112 lançado com WASM Garbage Collection Trial, e mais
Chrome 112 lançado com WASM Garbage Collection Trial, e mais

Esta versão é a combinação usual de melhorias de segurança, correções de bugs e novas APIs para desenvolvedores.

Por exemplo, o Chrome 112 apresenta suporte para aninhar regras de estilo CSS dentro de outras regras — isso é interessante para desenvolvedores da Web, mas não tanto para todos os outros.

O Chrome 112 traz o suporte à coleta de lixo WebAssembly (WASM). Sim, coleta de lixo para permitir suporte eficiente para linguagens gerenciadas de alto nível com WebAssembly.

Esse suporte de avaliação permite que os compiladores direcionados ao WASM se integrem a um coletor de lixo na VM do host.

Também na frente do WebAssembly, com a atualização do navegador Chrome de hoje, o suporte à chamada final do WebAssembly está disponível imediatamente. Isso adiciona opcodes de chamada final explícita e indireta.

Esse suporte é útil para implementações corretas/eficientes de linguagens que requerem eliminação de chamada final, compilação de construções de controle que podem ser implementadas com ele e outros cálculos sendo expressos como funções WASM.

Enquanto isso, por padrão, no Chrome 112, agora há suporte para aninhamento CSS como a capacidade de aninhar regras de estilo CSS dentro de outras regras de estilo para aumentar a modularidade e a capacidade de manutenção das folhas de estilo.

O Chrome 112 também adiciona suporte para a propriedade CSS animation-composition.

Atrás de um sinalizador de desenvolvedor também está o recurso de desfoque de fundo que permite usar uma API de plataforma nativa para segmentação de fundo de câmera.

Isso se destina ao uso com aplicativos de videoconferência baseados na Web em execução no navegador da Web para fazer uso de APIs de plataforma nativa.

Mais detalhes sobre esta versão acesse o anúncio de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.