E foi lançado o Chrome 108 com suporte para FedCM, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google acaba de promover o Chrome 107 para estável como a atualização de recurso mais recente para seu navegador da Web multiplataforma.
Sim. O Chrome 108 agora está disponível para Windows, Linux, macOS e Chrome OS como o mais novo lançamento de recurso mensal para o navegador da web do Google.
Novidades do Chrome 108
O navegador Chrome 108 agora oferece suporte oficial ao Federated Credentials Management, anteriormente conhecido como WebID.
O Federated Credentials Management “FedCM” foi enviado anteriormente como um teste de desenvolvimento/origem em versões anteriores, mas agora é considerado pronto para suporte.
Há várias adições de CSS nesta rodada, incluindo suporte para break-after, break-before e break-inside.
Também há suporte para usar a propriedade “overflow” do CSS para elementos substituídos que aparecem fora da caixa de conteúdo. O suporte CSS do Chrome agora também tem suporte para unidades sv*, unidades lv*, unidades dv* e as unidades lógicas vi/vb.
O Google Chrome 108 agora também permite imprimir com LayoutNG em vez de imprimir usando o mecanismo legado, suporte para extensões de fonte de mídia (MSE) em contextos DedicatedWorker, suporte COLRv1 variável e curingas para origens de política de permissões.
O Chrome 108 também remove vários recursos de desenvolvedor obsoletos, adiciona alguns novos itens de desenvolvedor como testes de desenvolvedor/origem e outras correções.
Além disso, o Chrome 108 também adiciona um novo modo opcional de “economia de energia” que pode ser usado para tentar conservar a atividade em segundo plano e os efeitos visuais para economizar energia.
Em resumo, essas são as novidades do Chrome 108:
- Suporte oficial para o gerenciamento de credenciais federadas (Federated Credentials Management ou FedCM). Antes era como WebID.
- Novas propriedades CSS suportadas:
- break-after.
- break-before.
- break-inside.
- Suporte para a propriedade “overflow” para elementos substituídos que saem do conteúdo de uma caixa.
- Unidades sv*, lv*, dv* e vi/vb suportadas.
- Agora é possível imprimir com LayoutNG em vez do mecanismo legado.
- Suporte para MSE em contextos DedicatedWorker.
- Suporte para a variável COLRv1.
- Várias remoções de recursos do desenvolvedor que não são mais usados.
- Correções de bugs, melhorias de desempenho e segurança.
Mais detalhes sobre as alterações do Chrome 108 em ChromeStatus.com e no Chrome Release Blog.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados