Chrome 107 lançado com decodificação de hardware HEVC

E foi lançado o Chrome 107 com decodificação de hardware HEVC, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.

Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.

Agora, o Google acaba de promover o Chrome 107 para estável como a atualização de recurso mais recente para seu navegador da Web multiplataforma.

Sim. O Chrome 107 agora está disponível para Windows, Linux, macOS e Chrome OS como o mais novo lançamento de recurso mensal para o navegador da web do Google.

Novidades do Chrome 107

Chrome 107 lançado com decodificação de hardware HEVC

A versão 107 do navegador popular do Google chegou em 25 de outubro de 2022 e inclui mais trabalho em alguns recursos ocultos para tornar sua navegação na Web mais segura.

O Chrome 100 marcou o início do plano do Google de reduzir as informações nas strings do agente do usuário. Essas informações informam aos sites que tipo de dispositivo e sistema operacional você está usando, mas também podem ser usadas para criar um perfil sobre você.

É por isso que o Google parou de oferecer suporte a strings de agente de usuário irrestritas no Chrome 100. Ele as substituiu por uma “API User-Agent Client Hints” mais segura . O Google diz que o Chrome 107 é a “Fase 5” neste plano:

Os tokens e (ou seja, partes da string User-Agent) são reduzidos aos valores de token relevantes e não serão mais atualizados.

Preparando-se para descontinuar o Widevine CDM

Assistir a conteúdo de serviços de streaming em seu navegador não é tão simples quanto você imagina. Para assistir a conteúdo habilitado para DRM, o Chrome usa o Widevine CDM (Módulo de descriptografia de conteúdo). Em breve será descontinuado .

O Chrome 107 é a primeira versão do navegador a ser fornecida com o substituto do Widevine CDM, que será totalmente descontinuado em 6 de dezembro de 2022. Se a Netflix parar de funcionar repentinamente em dezembro, você precisará atualizar o Chrome.

Em breve: indicadores de privacidade para Chromebooks

Uma tendência recente em smartphones ( iniciada pela Apple ) são os indicadores de privacidade. São pequenos pontos ou ícones que mostram quando o dispositivo está acessando a câmera ou o microfone . O Google está trabalhando para trazer essa mesma coisa para os Chromebooks.

O recurso irá: “mostrar um ícone verde na área de status, bem como adicionar uma notificação silenciosa à bandeja” quando a câmera ou o microfone forem acessados.

Espera-se que chegue ao canal Canary em breve como um sinalizador de recurso, o que significa que pode estar pronto para o Chrome OS 108.

Dito isso, o Chrome 107 não é o lançamento de recursos mais empolgante, mas contém algumas menções notáveis. Alguns dos destaques do Chrome 107 incluem:

  • Alinhamento de todos os temporizadores (algumas raras exceções) com um atraso diferente de zero para um despertar alinhado de 8ms/125Hz. Ao limitar os temporizadores DOM para 125Hz, o Google espera motivar os desenvolvedores da Web a mudar para APIs alternativas que forneçam uma melhor experiência ao usuário e menos recursos. Essa mudança no macOS reduziu o impacto de energia do Chrome em cerca de 10%.
  • Habilitando suporte para decodificação de hardware HEVC com GPUs/drivers compatíveis.
  • Adicionando uma opção “ignoreCase” ao URLPattern para facilitar a correspondência de padrões de URL sem distinção entre maiúsculas e minúsculas.
  • Continuando a reduzir as dicas de cliente do agente do usuário expostas.
  • Adicionando suporte para o atributo “rel” com elementos de formulário HTML.

Há também 24 correções de segurança conhecidas, conforme descrito no Chrome Release Blog.

Mais detalhes sobre as alterações a serem encontradas na versão estável do Chrome 105 em ChromeStatus.com.

Como instalar ou atualizar o Chrome

Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.

Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.

Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados

Deixe um comentário

Sair da versão mobile