E foi lançado o Chrome 102 com identificador de captura, e muito mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.
O Google Chrome ainda é o navegador mais usado no planeta, e isso o torna uma das mais importantes ferramentas de controle da web para o Google.
Mas independente disso, o Chrome é o navegador do Google e também o navegador número um no mercado, com uma participação de mais de 65%, de acordo com dados de terceiros da NetMarketShare.
Agora, o Google acaba de promover o Chrome 102 para estável como a atualização de recurso mais recente para seu navegador da Web multiplataforma.
O Chrome 102 agora está disponível para Windows, Linux, macOS e Chrome OS como o mais novo lançamento de recurso mensal para o navegador da web do Google.
Novidades do Chrome 102
O Chrome 102 adiciona um novo mecanismo de manipulação de captura que permite que um aplicativo opte por expor determinadas informações a outros aplicativos que estão capturando o vídeo.
Basicamente, o identificador de captura abre a colaboração entre captura e aplicativos capturados.
Outra adição com o Chrome 102 é uma interface de manipulação de arquivos como forma de aplicativos da web declararem suporte para manipulação de arquivos com diferentes tipos/extensões MIME.
Uma nova propriedade AudioContext.outputLatency que estima o tempo (em segundos) da latência de saída de áudio. O Firefox já suporta isso e foi adicionado ao Chrome na esperança de ajudar na sincronização de áudio/vídeo.
Outras mudanças no Chrome 102 incluem redirecionamento de HTTP para HTTPS para registros DNS HTTPS, uma API de navegação de janela, API de confirmação de pagamento seguro v3, o atributo inerte para marcar partes da árvore DOM como inerte e várias outras adições do desenvolvedor.
O Chrome 102 também possui várias correções de segurança, conforme descrito no Blog de lançamentos do Chrome.
Mais detalhes sobre as alterações a serem encontradas na versão estável do Chrome 100 de hoje em ChromeStatus.com.
Enquanto isso, o Chrome 103 está em andamento e está adicionando um novo tipo de formato de compactação deflate-raw, AVIF é adicionado às extensões de arquivo Web Share permitidas, bloqueando iframes em área restrita de abrir aplicativos externos, um recurso de grupo de foco, acesso local a fontes, regras de especulação, e outras adições.
Como instalar ou atualizar o Chrome
Os usuários de Android e iOS podem atualizar o Chrome em suas respectivas lojas de aplicativos.
Já os usuários de desktop Windows, Mac e Linux podem atualizar para o Chrome mais recente acessando Configurações -> Ajuda -> Sobre o Google Chrome e o navegador verificará automaticamente a nova atualização e a instalará se e quando disponível.
Ou para instalar a versão mais recente do Chrome nas principais distribuições Linux, use um desses tutoriais:
Google Chrome no Linux Ubuntu, Debian, Fedora, Arch e derivados – veja como instalar
Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar o Google Chrome no Ubuntu e derivados