Se você é fã de Doom e quer viver experiência original do jogo, veja como instalar o Chocolate Doom engine no Linux via Snap, e divirta-se.
Chocolate Doom engine é uma port do Doom que reproduz com precisão a experiência de Doom como foi jogado na década de 1990.
1998 viu o lançamento público do código fonte do Doom por seus autores originais, id Software. Desde então, um grande número de “ports do código fonte” do Doom foram criados por programadores, que estenderam o código, adicionando novos recursos e removendo algumas das limitações do DOS Doom (agora conhecido como “Vanilla Doom” pelos fãs).
Esses esforços devem ser elogiados e muitas dos modernos ports do código fonte do Doom são peças de trabalho verdadeiramente impressionantes.
O Chocolate Doom adota uma abordagem diferente para outros ports do código fonte do Doom. Seu objetivo é reproduzir com precisão a experiência de jogar Vanilla Doom.
É um port do do código fonte do Doom conservador e historicamente preciso, compatível com os milhares de mods e níveis criados antes do lançamento do código-fonte do Doom.
Em vez de novos gráficos chamativos, as principais características de Chocolate Doom são a reprodução precisa do jogo, como foi jogado nos anos 90.
O projeto é desenvolvido em torno de uma filosofia cuidadosamente considerada que restringe intencionalmente quais recursos podem ser adicionados (e rejeita quaisquer que afetem a jogabilidade).
Originalmente apenas um port do código fonte do Doom, o projeto cresceu para incluir os ports do Heretic, Hexen e Strife, outros jogos comerciais baseados no mecanismo Doom.
O código fonte do Chocolate Doom é um Software Livre sob a Licença Pública Geral GNU e é portável para uma variedade de sistemas operacionais diferentes. Portanto, preserva a jogabilidade do jogo original para computadores modernos, muitos dos quais agora não conseguem executar o original.
Como instalar o Chocolate Doom engine no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia
Para instalar o Chocolate Doom engine no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:
Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux
Depois, você pode instalar o Chocolate Doom engine no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:
sudo snap install chocolate-doom-jdstrand
Passo 3. Instale a versão Edge do programa, usando esse comando:
sudo snap install chocolate-doom-jdstrand --edge
Passo 4. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:
sudo snap refresh chocolate-doom-jdstrand
Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite chocolate-doom
ou em um terminal, seguido da tecla TAB.
Como desinstalar
Para desinstalar o Chocolate Doom engine no Linux via Snap, fazendo o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;
sudo snap remove chocolate-doom-jdstrand