Segundo um ex-engenheiro da Intel, Chips Intel de má qualidade motivaram a Apple a mudar para o ARM. Confira esse e outros fatores que podem ter levado a essa mudança.
Apple Silicon é a última palavra da moda no atual cenário tecnológico, e o primeiro MacBook com ARM a se beneficiar do mesmo chegará até o final deste ano.
Para começar, a empresa está entregando um Mac Mini equipado com o SoC (System on Chip) A12Z Bionic aos desenvolvedores.
Não há dúvida de que a gigante do silício Intel é a maior empresa do mundo. Atualmente, quase todos os computadores Mac no mercado são alimentados por um chip Intel.
Então, quais poderiam ser os prováveis motivos que levaram a Apple a deixar o mercado e trabalhar em seus processadores ARM personalizados?
Chips Intel de má qualidade motivaram a Apple a mudar para o ARM
De acordo com o ex-engenheiro da Intel François Piednoël, vários problemas estavam presentes nos chips Intel de 2015 baseados na microarquitetura Skylake e possivelmente agiram como o ponto de virada para a empresa.
A Apple usou os chips Skylake pela primeira vez no iMac 2015 e depois nos modelos MacBook Air e MacBook Pro no ano seguinte.
Infelizmente, a Apple, como cliente, relatou o maior número de problemas relacionados aos chips Skylake que falharam na garantia de qualidade.
François disse à PC Gamer que “a garantia de qualidade da Skylake era mais que um problema”.
“Foi anormalmente ruim. Estávamos citando demais coisas pequenas dentro da Skylake. Basicamente, nossos colegas da Apple se tornaram o arquivador número um de problemas na arquitetura. E isso foi muito, muito ruim.”
Ter muitos problemas é a última coisa que uma empresa que deseja uma integração perfeita pode imaginar, e foi por isso que anunciou a transição do ARM na WWDC 2020.
No entanto, devemos ver os pontos de vista de François como uma possibilidade; claro, deve haver outras razões.
Durante anos, a Apple tem se esforçado para alcançar um desempenho de primeira, levando hardware e software em suas mãos. Já vimos isso no caso do iPhone, iPad, Apple Watch, etc. Em outras palavras, a Apple já tem anos de experiência no design de processadores ARM.
Faz sentido que a Apple agora queira dar aos computadores Mac o mesmo tratamento. Além disso, há rumores de que a Apple também está tentando preencher a lacuna entre o Mac e o iPad; O Mac Catalyst é uma tentativa nessa direção.
Durante a conferência, a Apple disse que levaria cerca de 2 a 3 anos para que a transição do ARM fosse concluída. Pelo menos, até lá, veremos algumas atualizações de Mac com tecnologia Intel.
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
- Como habilitar o repositório Games no openSUSE