Durante o evento Accelerated Data Center Premiere, a CEO da AMD, Lisa Su, informou que os chips de servidor AMD EPYC com até 96 CPUs Zen 4 chegarão em 2022.
Os chips mais poderosos da AMD disponíveis no momento apresentam núcleos de CPU de 7 nm baseados na arquitetura Zen 3 da empresa. Mas a empresa está se preparando para lançar chips de 5 nm com a tecnologia Zen 4 no próximo ano.
Chips de servidor AMD EPYC com até 96 CPUs Zen 4 chegarão em 2022
Durante o evento Accelerated Data Center Premiere da empresa, a CEO da AMD, Lisa Su, fez uma prévia da próxima geração de chips de servidor EPYC com lançamento previsto para os próximos dois anos.
Os primeiros são os chips de serviço “Gênova” da empresa, que irão:
- Apresentar até 96 núcleos de CPU Zen 4
- Suportar DDR5 e PCIe 5
- Lançamento em 2022
Su diz que os chips Zen 4 fabricados com um processador de 5 nm trazem duas vezes a densidade, o dobro da eficiência de energia e um aumento de desempenho de 1,25X quando comparados com os chips de 7 nm da geração atual baseados na arquitetura Zen 3.
Enquanto a empresa está falando apenas sobre chips para servidores hoje, o Zen 4 também encontrará seu caminho para outros chips, provavelmente incluindo processadores para desktops e laptops, embora tenhamos que esperar um pouco mais por esses detalhes.
Pela primeira vez, Su também provocou uma sequência de Gênova, que tem o codinome “Bergamo” e que:
- Possui núcleos de CPU Zen 4c de até 128 GB
- Embarque no primeiro semestre de 2023
OC no Zen 4c pareceria significar “nuvem”, porque a AMD diz que os novos chips serão otimizados para “computação nativa da nuvem” graças a uma “nova hierarquia de cache otimizada para densidade” e eficiência de energia aprimorada.