Segundo relatórios recentes da cadeia de suprimentos da Apple, o Chip Apple A17 será produzido com a tecnologia de 3 nm da TSMC.
O mais recente chip Apple A17 da Apple será usado na série iPhone 15 deste ano, e, de acordo com relatórios recentes da cadeia de suprimentos da Apple, este chip será produzido usando a tecnologia de 3 nm da TSMC.
Chip Apple A17 será produzido com a tecnologia de 3 nm da TSMC
A TSMC anunciou formalmente o início da produção em massa de 3 nm no final do ano passado.
De acordo com a TSMC, as descobertas de P&D para a versão aprimorada do processo de 3 nm também são melhores do que o previsto. Isso significa que sua capacidade, uso de energia e rendimento serão melhores
Na era de 3 nm, esta tecnologia oferecerá suporte total para telefones celulares e aplicativos relacionados a HPC. Além disso, o processo N3E começará a produção em massa no segundo semestre deste ano.
Alguns relatórios confirmaram que a Apple será a primeira marca a usar o chip de 3 nm da TSMC por meio do A17 Bionic SoC. Como o primeiro chip A17 construído com um processo de 3 nm, ele também se tornará o primeiro chip a se beneficiar do processo de fabricação.
As especificações do chip A17 serão amplamente aprimoradas pela tecnologia N3E da TSMC. Isso inspirará os futuros usuários a substituir os telefones antigos.
Embora o custo de produção desse processo fosse alto no início, a Apple ainda garantiu todos os pedidos da tecnologia de 3 nm de primeira geração da TSMC.
Como resultado, fabricantes de chips como a Qualcomm não conseguiram adotar essa tecnologia, pelo menos não tão cedo quanto a Apple.
A eficácia do chip Apple A17 não deixou de forma alguma decepcionar. O A17 não só apresenta maior índice de eficiência energética, como também melhorou seu desempenho, segundo dados públicos.
Em suas últimas pontuações, o modelo de engenharia deste chip pontua 3986 no teste de núcleo único. No teste multi-core, este chip marca 8841. Com essas pontuações, o chip Apple A17 está basicamente no mesmo nível do MacBook.
O chip A16 do iPhone 14 Pro, por outro lado, pontua 2.504 no teste de núcleo único e 6.314 na pontuação multinúcleo. Além disso, isso implica que o A17 melhorou quase o desempenho de núcleo único em 59,2% e a eficiência de núcleo múltiplo em 40%.
Essas grandes melhorias não são comuns e totalmente inesperadas. A capacidade de produção de 3 nm da TSMC também foi rapidamente consumida apenas pela Apple. Isso coloca o acampamento Android em perigo de enfrentar outro inverno rigoroso este ano.
O processador da série Snapdragon, que representa o melhor nível do Android, tem o Snapdragon 8 Gen 2 cujo desempenho da GPU supera o A16 Bionic SoC. No entanto, o processo de 3 nm certamente dará uma vantagem à Apple novamente
Seguindo o padrão da Apple, a série iPhone 15 Pro pode ser o único aparelho a usar o novo chip A17 neste ano. O iPhone 15 padrão continuará a usar o chip A16 Bionic.
A série iPhone 15 supostamente verá a Apple aumentar a diferença entre seus dispositivos de ponta e básicos, com o último usando um design de estrutura de liga de titânio.
Além disso, foi relatado que a Apple usará um design sem botões na série iPhone 15 Pro. Isso significa que eliminará os botões físicos, o que é uma jogada inteligente da parte da Apple.
Os usuários expressaram muita raiva com a atualização aparentemente benigna do A16 da Apple, principalmente porque a eficiência energética aprimorada do chip não é tão excelente quanto a do processador A15 da geração anterior.
Portanto, o A17 inevitavelmente dará muita importância ao desempenho, uma vez que usa a mais recente tecnologia de 3 nm da TSMC. Afinal, o desempenho dos chips aumentará muito a cada nova geração de processo.
Se a melhoria do chip A17 for grande o suficiente, pode realmente encorajar os usuários da Apple a substituir seus iPhones antigos.