Uma postagem recente na rede Weibo indica que Wang Chenglu, chefe de desenvolvimento do HarmonyOS, saiu da Huawei.
A gigante de fabricação chinesa, Huawei, desenvolve o sistema HarmonyOS há muitos anos. No entanto, após a série de proibições dos EUA, a empresa teve que liberar às pressas esse sistema.
Após alguns ajustes no sistema, a Huawei lançou o HarmonyOS para smartphones na China.
A partir de agora, ainda não temos esse sistema para modelos globais. No entanto, desde o início do projeto, Wang Chenglu é o chefe de desenvolvimento do HarmonyOS.
Agora, de acordo com os últimos relatórios, o ex-presidente do departamento de software BG da Huawei renunciou.
Chefe de desenvolvimento do HarmonyOS saiu da Huawei
Isso pode significar problemas para o sistema Huawei HarmonyOS? Talvez não. No entanto, a Huawei ainda não fez uma declaração oficial em relação à sua saída.
No entanto, Wang Chenglu postou um crachá da Huawei no Weibo há alguns dias. O post vem com o texto: “Pela memória do esquecimento”. Este post confirma os rumores de sua saída.
Wang Chenglu se formou no Harbin Institute of Technology com doutorado em engenharia. Ele ingressou na Huawei em 1998 e atuou como Presidente do Central Software Research Institute e Presidente do Consumer BG Software Department.
Além disso, Wang Chenglu é o líder do Hongmeng OS da Huawei. Ele disse anteriormente em uma entrevista à mídia que durante seu mandato no Central Software Institute, ele teve a ideia de fazer o HarmonyOS.
Depois de ser transferido para o negócio de consumo, ele vem promovendo a Huawei para construir seu próprio software e ecossistema de sistemas.
Mais cedo, ele disse em seu discurso no Sina Technology Billboard 2020 que o surgimento do Harmony OS não é um sistema alternativo para lidar com as sanções dos EUA.
O Harmony OS não é uma cópia do Android nem uma cópia do iOS. É um sistema operacional de cenário completo para a futura era da IoT.
Ele revelou na época que o objetivo da Huawei é estimar de forma conservadora a capacidade instalada dos equipamentos próprios da Huawei em 200 milhões de unidades em 2021.
Mais importante, o Harmony OS também estará aberto a dispositivos de terceiros, com instalações conservadoras.
Desta forma, o HarmonyOS terá mais usuários em todo o mundo. De acordo com a meta da empresa para o ano passado, ela deve ter de 300 milhões a 400 milhões de dispositivos HarmonyOS.
Em uma coletiva de imprensa no final de 2021, Yu Chengdong anunciou que o número de dispositivos Huawei equipados com HarmonyOS ultrapassou 220 milhões. O Harmony OS Connect enviou mais de 100 milhões de novos dispositivos ecológicos em 2021.
A empresa afirma que esses dois juntos constituem mais de 3,2 bilhões de unidades. Isso também significa que o Huawei HarmonyOS atingiu sua meta anual de 2021.
Em abril deste ano, os dados mais recentes divulgados por Yu Chengdong são de que o número de dispositivos Huawei equipados com Harmony OS ultrapassa 240 milhões de unidades. O volume de embarque de dispositivos ecológicos ultrapassa 150 milhões de unidades.
Em resposta aos rumores da saída de Wang Chenglu, há especulações sobre seu destino. Há relatos de que ele se juntará à Shenzhen Kaihong Digital Industry Development Co., Ltd. (Shen Kaihong).
Anteriormente, para desenvolver e fortalecer o Harmony OS, a Huawei primeiro de código aberto Harmony OS e mais tarde anunciou que doaria o código do Harmony OS para a Open Atom Open Source Foundation.
Segundo relatos, Shenzhen Kaihong lançou um sistema operacional IoT inteligente (KaihongOS) baseado em OpenHarmony. Oferece soluções tanto para consumidores quanto para a indústria.
Vale a pena notar que Shen Kaihong também tem um histórico da Huawei.
De acordo com dados industriais e comerciais, foi estabelecido em conjunto pela Chinasoft International e Shenzhen Capital Operation Group Co., Ltd. (uma subsidiária da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais de Shenzhen).
No entanto, a Hubble Investments, subsidiária da Huawei, também detém ações.
A Sina Technology ligou para Shenzhen Kaihong para verificação, mas não recebeu uma resposta correspondente. Se os rumores forem verdadeiros, então Wang Chenglu, chefe do Harmony OS, não deixou o negócio do Harmony OS.