CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold

Durante a CES 2020 a Lenovo informou que está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold, que custará a partir de U$$ 2.499. Confira os detalhes desse aparelho.

A Lenovo usou o CES 2020 para apresentar oficialmente o ThinkPad X1 Fold, o PC dobrável que tem quatro anos de desenvolvimento e seis projetos e será lançado no segundo semestre de 2020, a partir de U$$ 2.499.

CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold
CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold

Em eventos empresariais e de estratégia, a Lenovo provocou o PC dobrável (em 2019 e 2017), mas recusou-se a fornecer prazos.

Agora, a Lenovo diz que está pronta para lançar um ThinkPad com tela OLED dobrável.

CES 2020: Lenovo está preparando o PC dobrável ThinkPad X1 Fold

O ThinkPad X1 Fold também pode oferecer às empresas mais opções de mobilidade à medida que navegam em telefones dobráveis, tablets e dispositivos conversíveis.

Christian Teismann, presidente do negócio comercial de PCs e dispositivos inteligentes da Lenovo, disse que a empresa procura novos fatores de forma há anos, começando com sua franquia de Yoga.

Teismann explicou assim:

“Um PC é apenas utilizável para obter produtividade total em um determinado tamanho, de 12 a 13 polegadas. Acabamos voltando a algo fundamental como um fator de forma de livro nos negócios.”

O grande desafio foi desenvolver um dispositivo dobrável que pudesse abranger o ciclo de vida de 3 a 5 anos e o uso de um PC.

Teismann disse que a primeira amostra de trabalho foi distribuída há cerca de um ano e acrescentou que a marca ThinkPad poderia continuar evoluindo.

O ThinkPad X1 Fold começará a U$$ 2.499, mas o preço exato será revelado mais próximo da data de lançamento do segundo semestre de 2020.

Teismann disse que o ThinkPad X1 Fold estaria disponível para pedidos no início da segunda metade de 2020, com remessas no meio da segunda metade. Se esse tempo persistir, a Lenovo enviará o X1 Fold quase ao mesmo tempo que a Microsoft estreia seus dispositivos Neo e Duo.

Entre os pontos principais:

  • O ThinkPad X1 Fold possui vários modos e pode ser uma tela totalmente plana de 13,3 polegadas;
  • O X1 Fold foi desenvolvido em conjunto com a Intel e usa processadores Core e Windows 10. Haverá uma opção para o Windows 10X posteriormente.
    A conectividade 5G será uma opção;
  • A Lenovo disse que desenvolveu um software de comutação de modo para o Windows 10 para lidar com vários casos de uso e modos no ThinkPad X1 Fold. Esse ponto é notável porque eu achei o Windows 10 um pouco lento em laptops conversíveis.
  • O ThinkPad X1 Fold pesa menos de 5 kg;
  • Há um teclado Bluetooth Mini Fold e uma capa de couro. Quando dobrado, o teclado é armazenado e carregado sem fio dentro do sistema e protegido por ímãs.
  • Um teclado, um mouse e um segundo monitor em tamanho real podem ser conectados via USB Tipo C. Há também um suporte dobrável ThinkPad X1 que pode ser usado no modo retrato ou paisagem. Essas opções podem tornar o ThinkPad X1 Fold mais uma opção da área de trabalho.

O que resta a ser visto é se a Lenovo pode evitar os soluços que assolam os smartphones dobráveis ​​e dispositivos similares. Samsung, Huawei e Motorola, da Lenovo, tiveram que adiar lançamentos dobráveis ​​de smartphones devido a problemas de durabilidade e falhas.

A Lenovo precisa convencer os compradores de negócios de que o X1 Fold tem a mesma confiabilidade que a linha ThinkPad em geral.

A Lenovo argumentou que colocou no tempo de desenvolvimento, iterou e passou por quatro designs principais para o X1 Fold. Por fim, a Lenovo foi com uma proporção de 4×3 e uma tela de 13,3 polegadas.

A tela pOLED (plástico OLED) é entregue através de uma parceria com a LG Display.

Teismann disse que:

“Você precisa de parcerias fortes, e começamos a trabalhar com a LG Display nisso há três anos. Também tivemos um profundo envolvimento com a Intel.”

E depois existem as dobradiças, as peças mecânicas e os desafios de engenharia. Dada a herança da Lenovo em laptops, ela compreende dobradiças, testes e confiabilidade, então há uma possibilidade de que o principal ponto de venda do X1 Fold não seja um problema técnico.

No entanto, a Lenovo precisa convencer os compradores de negócios de que o X1 Fold tem a mesma confiabilidade que a linha ThinkPad em geral.

Os funcionários observaram que a Lenovo trabalhou em seis projetos de dobradiças com 20 variações diferentes. Por fim, a Lenovo optou por uma dobradiça que usa ligas leves com uma estrutura reforçada com fibra de carbono.

O monitor pOLED também foi testado extensivamente em busca de toques, rastreios e quedas.

Embora o ThinkPad X1 Fold seja atraente, resta saber como é utilizado. Teismann descreve casos de uso como videoconferência na metade superior da tela e usando a caneta para fazer anotações na parte inferior.

Há também arranjos de tela interessantes e opções de encaixe para o futuro.

Em última análise, os trabalhadores móveis determinarão como o ThinkPad X1 Fold é usado. Os casos de uso provavelmente serão uma mistura de trabalho e diversão. “Não existe mais um caso de uso corporativo. A próxima geração que seleciona o Windows quer um dispositivo para cenários de negócios e usos privados”, disse Teismann.

Outros itens para monitorar como dispositivos dobráveis ​​serão lançados em 2020.

A experiência e a durabilidade da dobradiça serão tudo. Após o atraso Galaxy Fold e problemas de tela, dobradiças físicas parecem mais de uma aposta certa. A Lenovo conhece bem as dobradiças, e sua unidade Motorola tem um dos designs de dispositivos dobráveis mais realistas com a reinicialização do Razr.

Os casos de uso serão fundamentais. O knock-on conversível 2-em-1 PCs é que eles são usados em um fator de forma para a maior parte. O ThinkPad X1 Fold tem que oferecer o suficiente para atrair os usuários a pensar além da concha.

O preço será importante. O ThinkPad X1 Fold começa na faixa de US $ 2.500, que é caro. Mas quando você compara um laptop com um smartphone expandido que funciona da mesma forma, quase parece um negócio. Algo no mercado dobrável terá que dar. Meu palpite é comprimidos dobráveis / telefones terão que descer no preço.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 203
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.