Confira os detalhes do anúncio da Nvidia que diz que há GPUs da Nvidia alimentando robôs da Toyota e outros equipamentos, como por exemplo, uma cadeira de rodas autônoma.
A fabricante de chips gráficos Nvidia está mostrando seu alcance no espaço da robótica no evento CES deste ano em Las Vegas.
A Nvidia está anunciando que sua tecnologia de GPU está sendo usada no novo robô humanóide da Toyota T-HR3, e assim está mostrando seu alcance no espaço de robótica na CES 2020,
CES 2020: GPUs da Nvidia alimentando robôs da Toyota
Sim, a empresa sediada em Santa Clara divulgou que sua tecnologia de GPU está sendo usada no novo robô humanóide da Toyota T-HR3, junto com seu computador Jetson AGX Xavier.
Rob Csongor, vice-presidente de máquinas autônomas da Nvidia, disse em uma coletiva de imprensa que haveria uma variedade de robôs movidos a Nvidia na CES 2020, utilizando o sistema Carter da Nvidia para navegação e Leonardo para manipulação, além de seus chips e modelos de referência Jetson.
Além do T-HR3 da Toyota, outros robôs movidos a Nivida que aparecem na CES incluem uma cadeira de rodas autônoma da WHILL equipada com um Jetson TX2, um robô de segurança doméstica da Sunflower Labs que também apresenta o TX2, um robô de entrega da PostMates e uma inspeção robô de cobra de Sarcos.
Csongor disse que:
“Abrangemos vários mercados verticais que visamos. Uma das coisas que todas essas máquinas autônomas têm em comum é que todas elas devem ser capazes de detectar, ver, ouvir e tocar. Elas precisam detectar coisas no mundo, precisam aprender e planejar, e então eles precisam ser capazes de agir. E esse fluxo fundamental se reflete no número de plataformas diferentes que aplicamos em uma variedade de máquinas.”
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
A Nvidia também anunciou o Isaac Sim, uma ferramenta que permite aos desenvolvedores treinar robôs em um modelo simulado e depois colocar os modelos treinados em um robô físico e fazê-lo navegar.
O Isaac Simulation adicionará disponibilidade de acesso antecipado para manipulação no final deste mês. O Isaac Sim faz parte do próximo lançamento do Isaac SDK, que agora inclui pilhas de referência totalmente operacionais para robôs de navegação e manipulação.
Novamente, a Nvidia também anunciou alguns avanços no Nvidia Drive, sua plataforma definida por software para veículos autônomos. A plataforma é alimentada por um novo sistema em um chip chamado Orin, que atinge 200 TOPS, quase 7 vezes o desempenho da geração anterior SoC Xavier.
Danny Shapiro, diretor sênior de indústria automotiva da Nvidia, disse em uma coletiva de imprensa que a Orin estará disponível para amostragem ainda este ano, com o objetivo de embarcar em veículos em 2022.
No lado do jogo e da tela, a Nvidia também anunciou um novo monitor G-SYNC para jogadores de e-sports que possui um design de 360Hz para proporcionar melhores experiências de jogo. Os parceiros incluem a LG e suas novas TVs OLED, além de novos produtos da Acer e da Asus.