CERN e Fermilab substituirão o CentOS pelo AlmaLinux

Para resolver o dilema criado pela saída do CentOS, o CERN e Fermilab substituirão o CentOS pelo AlmaLinux para Big Science.

Após a retirada do CentOS do mercado de distribuição de servidores corporativos, o AlmaLinux e o Rocky Linux emergiram como os dois melhores derivados baseados em RHEL neste segmento.

Desde então, as duas distribuições vêm competindo educadamente uma com a outra por mercado e participação de mercado.

Como resultado, não é de surpreender que, ao procurar uma alternativa gratuita ao Red Hat Enterprise Linux, a escolha frequentemente seja uma das duas.

Provavelmente dois dos principais laboratórios científicos do mundo, o CERN, com sede na Suíça, e o Fermilab, com sede nos Estados Unidos, enfrentaram um dilema semelhante. Mas primeiro, vamos dizer algumas palavras sobre cada um deles.

A Organização Européia para Pesquisa Nuclear, CERN, é o maior laboratório de física de partículas do mundo. Localizado perto de Genebra, na Suíça, o CERN ganhou atenção mundial com seu Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo.

Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) é um laboratório de física de partículas localizado perto de Chicago – em Batavia, Illinois, EUA.

Colaborando com cientistas de todo o mundo, o Fermilab realiza pesquisas, opera aceleradores de partículas e experimentos e desenvolve tecnologias para a ciência em apoio à indústria dos EUA.

Recentemente, o CERN e o Fermilab anunciaram a seleção do AlmaLinux como sistema operacional padrão para seus grandes projetos científicos.

CERN e Fermilab substituirão o CentOS pelo AlmaLinux

CERN e Fermilab substituirão o CentOS pelo AlmaLinux
CERN e Fermilab substituirão o CentOS pelo AlmaLinux

Sim. O CERN e Fermilab substituirão o CentOS pelo AlmaLinux. O CERN e o Fermilab farão do AlmaLinux a distribuição padrão para experimentos em suas instalações com base no feedback das partes interessadas.

Em um comunicado conjunto, as duas organizações de pesquisa disseram que:

“O AlmaLinux recentemente ganhou força entre a comunidade devido ao seu longo ciclo de vida para cada versão principal, suporte estendido à arquitetura, ciclo de lançamento rápido, contribuições da comunidade upstream e suporte para metadados de consultoria de segurança. Nos testes, demonstrou ser perfeitamente compatível com as outras reconstruções e com o Red Hat Enterprise Linux.”

O AlmaLinux é uma distribuição Linux empresarial de código aberto e gratuita para sempre, baseada no popular Red Hat Enterprise Linux. É amplamente reconhecido por sua confiabilidade e estabilidade.

Projetado para substituir o RHEL, o AlmaLinux fornece aos usuários uma plataforma estável, segura e rica em recursos para executar uma ampla gama de aplicativos e serviços.

Infelizmente, o CERN e o Fermilab não divulgam detalhes adicionais sobre a natureza dos testes ou as alternativas que levaram à escolha final de adotar exclusivamente o AlmaLinux.

Além disso, informa-se que o CERN e, em menor escala, o Fermilab continuarão a usar sua infraestrutura de TI atual na parte baseada no Red Hat Enterprise Linux, bem como nas instalações existentes do CentOS 7 e do Scientific Linux 7, cuja vida útil ciclo terminará em junho de 2024.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.