CentOS Linux 8.1 lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.1

A comunidade CentOS anunciou o lançamento do CentOS Linux 8.1 com base no Red Hat Enterprise Linux 8.1. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Muito mais do que um simples projeto ou sistema operacional, o CentOS como um grupo é uma comunidade de colaboradores e usuários de código aberto.

CentOS Linux 8.1 lançado com base no Red Hat Enterprise Linux 8.1

Esse sistema é uma recompilação 100% compatível do Red Hat Enterprise Linux, em total conformidade com os requisitos de redistribuição da Red Hat.

E os usuários típicos do CentOS são organizações e indivíduos que não precisam de forte suporte comercial para obter uma operação bem-sucedida.

Ou seja, o CentOS é feito para pessoas que precisam de estabilidade do sistema operacional de classe empresarial, sem o custo de certificação e suporte.

Agora, a comunidade CentOS anunciou a disponibilidade geral do CentOS Linux 8 (1911), com base no código fonte do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.1.

Novidades do CentOS Linux 8.1

O CentOS Linux 8.1 (1911) chega quase quatro meses após a introdução da série de sistemas operacionais CentOS Linux 8, para adicionar todos os novos recursos e melhorias upstream implementados na versão mais recente do Red Hat Enterprise Linux 8.1.

Os destaques incluem patch ao vivo do kernel, uma nova pilha de protocolos de roteamento chamada FRR, que suporta vários protocolos de roteamento IPv4 e IPv6, uma versão estendida do eBPF (Berkeley Packet Filter) para ajudar os administradores de sistemas a solucionar problemas complexos de rede, suporte para re-criptografar dispositivos de bloco no LUKS2 enquanto os dispositivos estão em uso, bem como uma nova ferramenta para gerar políticas do SELinux para contêineres chamados udica.

Sobre o udica, as notas de versão upstream dizem o seguinte:

“Com o udica, você pode criar uma política de segurança personalizada para melhor controle de como um contêiner acessa os recursos do sistema host, como armazenamento, dispositivos e rede. Isso permite que você proteja suas implantações de contêiner contra violações de segurança e também simplifica a obtenção e manutenção conformidade regulatória.”

O CentOS Linux 8.1 também vem com certificações adicionais FIPS-140 e Common Criteria, caminho de dados de alto desempenho baseado em XDP (eXpress Data Path) eBPF como uma prévia da tecnologia, suporte para importação de imagens virtuais QCOW e uma nova ferramenta de linha de comando no Gerenciamento de Identidade chamado Healthcheck, que ajuda os usuários a encontrar problemas que podem afetar a confiabilidade de seus ambientes de IdM.

Vários pacotes e componentes principais receberam nova versão no CentOS Linux 8.1 (1911).

Entre eles, vale mencionar a ferramenta de ajuste do sistema Tuned 2.12, que oferece suporte à negação da lista de CPUs, chrony 3.5 suite, que agora pode sincronizar com mais precisão o relógio do sistema com carimbo de hora do hardware, além do PHP 7.3, Ruby 2.6, Node.js 12, nginx 1.16, LLVM 8.0.1, Rust Toolset 1.37 e Go Toolset 1.12.8.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o CentOS Linux 8.1

As imagens de instalação do CentOS Linux 8.1 (1911) agora estão disponíveis para download (na página de download da distribuição) nas arquiteturas de 64 bits (x86_64), PowerPC Little Endian de 64 bits (ppc64le), AArch64 (ARM de 64 bits) e ARMv7hl/ARMhfp. As imagens Vagrant e Generic Cloud também estão disponíveis para download no site oficial.

Usuários existentes executando o CentOS Linux 8.0 (1905) precisam apenas atualizar suas instalações.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Post Views: 228

Deixe um comentário

Sair da versão mobile