O projeto CentOS anunciou a disponibilidade do CentOS Linux 7.5 para a arquitetura IBM POWER9 (PPC64le). Confira os detalhes dessa novidade e descubra onde baixar a distro.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O CentOS é uma distribuição comunitária que é construída usando o código fonte do Red Hat Enterprise Linux. Por conta disso, o CentOS Linux 7.x é derivado do código-fonte liberado pela Red Hat Inc, para o Red Hat Enterprise Linux 7.x.
Lançado em maio de 2018, o CentOS Linux 7.5 é baseado no sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 7.5 e compatível com as arquiteturas 32-bit (i386), 64-bit (x86_64), ARM64 (AArch64), PowerPC 64-bit Little Endian (PPC64el), PowerPC 64-bit (PPC64) e ARMhf.
CentOS Linux 7.5 para a arquitetura IBM POWER9
No entanto, o release inicial desse sistema suportava apenas processadores IBM POWER8, mas agora também está disponível para processadores IBM POWER9.
Sobre a novidade, James O’Connor, disse o seguinte:
“Tenho o prazer de anunciar a disponibilidade geral do CentOS Linux 7 (1804) para processadores POWER9 (ppc64le – powerpc 64-bit little endian). Esta versão é derivada do Red Hat Enterprise Linux 7.5 ALT. Note que este lançamento é 99% equivalente ao existente CentOS 7 Linux 7 (1804) para processadores POWER8 (ppc64le – powerpc 64-bit little endian).”
De acordo com o anúncio, a principal diferença entre as versões do CentOS Linux 7.5 para os processadores IBM POWER8 e IBM POWER9 é que a dos processadores POWER8 usa a série de kernel Linux 3.10.0, enquanto a dos processadores POWER9 usa as versões mais recentes e a série de suporte de longo prazo do kernel, a 4.14.0. Fora isso, o resto dos pacotes do sistema são idênticos.
Lembramos aqueles que desejam instalar o CentOS Linux 7.5 em suas máquinas que esta versão apresenta algumas mudanças nas habilidades criptográficas de vários componentes, uma versão mais nova do pacote abrt, permitindo aos usuários reportar bugs diretamente ao bugs.centos.org, e preterindo a criptografia. algoritmos e protocolos que não são mais considerados seguros para implantações corporativas.
Para mais detalhes sobre este lançamento, confira o anúncio oficial.
Baixe e experimente o CentOS Linux 7.5
Se você deseja implantar o sistema operacional CentOS Linux 7.5 (build 1804) em computadores equipados com processadores IBM POWER9, você pode fazer o download das imagens de instalação acessando a página de download da distribuição.
As mídias estão disponíveis como uma grande imagem ISO “Everything” de 7,2 GB, bem como uma imagem ISO NetInstall que tem apenas 526 MB.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux
O que está sendo falado no blog
- Lançado o Q4OS 2.5 para dispositivos ARM, incluindo o Raspberry Pi
- Lançado GNOME 3.30 Beta 2 – Confira as novidades e ajude a testar
- Lançadas correções para falhas Foreshadow para Ubuntu, Debian, RHEL e CentOS
- Lançado o kernel 4.18.1, a primeira atualização da série 4.18! Confira!
- Lançado CentOS Linux 7.5 para a arquitetura IBM POWER9