O Projeto CentOS enviou um lembrete para seus usuários, informando que o CentOS Linux 7 e Stream 8 estão chegando ao fim da vida útil.
O CentOS, abreviação de Community ENTerprise Operating System, é uma distribuição Linux de classe corporativa derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo CentOS Project.
Já o CentOS Stream é uma distribuição Linux em que membros da comunidade open source podem desenvolver, testar e contribuir para um upstream de distribuição de entrega contínua para o Red Hat Enterprise Linux, tudo isso junto aos desenvolvedores da Red Hat.
Resumindo, você pode dizer que o CentOS é uma versão gratuita do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), e que o RHEL é uma distribuição Linux comercial da Red Hat com suporte pago.
Enfim, o CentOS é a versão gratuita para aqueles que são tecnicamente sólidos o suficiente para configurar a distribuição por conta própria, em vez de obter suporte pago do RHEL.
Mais recentemente, o Projeto CentOS anunciou que o CentOS Linux 8 seria o último CentOS Linux livre e termina em 2021. E a substituição seria o CentOS Stream.
Agora, o Projeto CentOS publicou um lembrete das datas de fim de vida do CentOS Linux 7 e do CentOS Stream 8.
CentOS Linux 7 e Stream 8 estão chegando ao fim da vida útil
Falta pouco mais de um ano para migrar do CentOS Linux 7 e do CentOS Stream 8, portanto, o projeto de código aberto está incentivando os usuários/administradores a começar a planejar sua transição agora.
O CentOS Linux 7 está planejando o fim da vida útil em 30 de junho de 2024. O CentOS Stream 8 está planejando não produzir mais novas compilações após 31 de maio de 2024.
O final das compilações do CentOS Stream 8 destina-se a corresponder aproximadamente ao Red Hat Enterprise Linux 8.10, ponto em que a versão de distribuição corporativa do Linux será considerada amplamente completa. Com o CentOS Stream sendo o desenvolvimento upstream para RHEL, o CentOS Stream 8 não servirá mais para a Red Hat depois desse ponto.
Aqueles que atualmente dependem do CentOS Linux 7, entretanto, são encorajados a atualizar para uma distribuição baseada no Red Hat Enterprise Linux 8 ou 9 no próximo ano.