E foi lançado o CentOS 8.4.2105 com base no Red Hat Enterprise Linux 8.4. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distro.
O CentOS como um grupo é uma comunidade de colaboradores e usuários de código aberto. Usuários típicos do CentOS são organizações e indivíduos que não precisam de forte suporte comercial para obter uma operação bem-sucedida.
O CentOS é uma reconstrução 100% compatível do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), em total conformidade com os requisitos de redistribuição da Red Hat.
O CentOS é para pessoas que precisam de estabilidade do sistema operacional de classe empresarial sem o custo de certificação e suporte.
Agora, Johnny Hughes anunciou a disponibilidade do sistema operacional CentOS 8.4.2105, derivado do RHEL 8.4:.
Novidades do CentOS 8.4.2105
Efetivamente imediatamente, este é o lançamento atual do CentOS Linux 8 e é marcado como 2105, derivado do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux 8.4. As atualizações lançadas desde o lançamento do upstream estão todas postadas, em todas as arquiteturas.
De nota particular, esta versão adiciona as seguintes novas versões de software em fluxos de módulo opcionais: Python 3.9, SWIG 4.0, Subversion 1.14, Redis 6, PostgreSQL 13, MariaDB 10.5.
Além disso, vários AppStream contínuos foram realocados para versões mais recentes: LLVM Toolset 11.0.0, Rust Toolset 1.49.0, Go Toolset 1.15.7.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o CentOS 8.4.2105
Os desenvolvedores do CentOS recomendam fortemente a todos os usuários do CentOS 8 que instalem todas as atualizações disponíveis em suas máquinas existentes, executando o comando sudo dnf update
em um emulador de terminal ou console virtual, se quiserem usar a versão mais recente do CentOS 8.4.2105 (2004).
CentOS 8.4.2105 está disponível para download agora mesmo no site oficial das arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM64 (AArch64) e PowerPC (ppc64le).
No entanto, essas novas imagens de instalação estão aqui apenas para novas implantações, então você não terá que baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.
Se você estiver usando o CentOS Linux 8.2 ou uma versão anterior, tudo o que você precisa fazer é manter suas instalações atualizadas o tempo todo e você estará executando a versão mais recente.
Além disso, CentOS 8.4.2105 está disponível para download como imagens Vagrant e Generic Cloud aqui para ambientes virtuais e em nuvem, bem como Amazon Machine Images (AMI) para Amazon Web Services (AWS) aqui.
A imagem ISO do CentOS Linux 8.4.2105 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux