E foi lançado CentOS 6.10 com correções de erros e pequenas atualizações, além de outros importantes updates. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o processador de imagem Siril no Linux via Flatpak
- Como instalar o editor de imagens LightZone no Ubuntu
- Como instalar o gravador de imagens Popsicle no Linux via Appimage
CentOS é uma distribuição comunitária que é construída usando o código fonte do Red Hat Enterprise Linux. O CentOS, como um grupo, é uma comunidade de colaboradores e usuários de código aberto.
Essa distribuição é uma compilação 100% compatível do Red Hat Enterprise Linux, em total conformidade com os requisitos de redistribuição da Red Hat.
O CentOS é para pessoas que precisam de uma estabilidade do sistema operacional de classe empresarial sem o custo de certificação e suporte.
Por conta disso, boa parte dos usuários típicos do CentOS são organizações e indivíduos que não precisam de forte suporte comercial para obter uma operação bem-sucedida.
Novidades do CentOS 6.10
CentOS 6.10 oferece uma atualização para a série 6.x do projeto e inclui principalmente correções de erros, além de algumas pequenas atualizações.
Existem várias mudanças nesta versão, em comparação com as versões anteriores do CentOS Linux 6, e o projeto recomenda que todos estudem as Notas de versão upstream, bem como as Notas técnicas de upstream sobre as alterações e como elas podem impactar sua instalação.
Todas as atualizações desde o lançamento do upstream 6.10 também estão nos espelhos do CentOS como atualizações zero day.
Ao instalar o CentOS-6.10 (ou qualquer outra versão) de qualquer uma das mídias, você deve sempre executar ‘yum update’ após a instalação para aplicá-las.
Os usuários que usam os repositórios CentOS-CR já estarão executando a maioria dos pacotes que compõem o CentOS 6.10 e todas as atualizações lançadas desde então.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o CentOS 6.10
O CentOS Linux foi projetado para atualizar automaticamente entre as versões dentro de uma versão principal (neste caso, o CentOS-6).
A menos que você tenha editado sua configuração padrão do yum, uma yum update
deverá ser o suficiente para atualizar suas máquinas perfeitamente de qualquer versão anterior do CentOS Linux 6.x para o 6.10.
Mas se você quiser instalar o sistema a partir do zer, a imagem ISO do CentOS 6.10 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux