Um dos poucos emuladores proprietários encontrados atualmente, o Cemu se tornará um emulador de Wii U de código aberto e terá um port para Linux.
Poucos emuladores hoje são proprietários. A grande maioria são emuladores de código aberto com suporte nativo para Linux.
No entanto, há um caso estranho chamado Cemu. Um emulador para o console Nintendo Wii U que ainda é de código fechado e não possui um port para distribuições GNU/Linux.
A boa notícia é que deixará de ser estranho, pois há um roadmap que diz quando a versão oficial de código aberto chegará.
Cemu se tornará um emulador de Wii U de código aberto e terá um port para Linux
Essa mudança atrairá muitos interessados no código, que poderão contribuir ou criar seus próprios forks aprimorados.
E se isso soa como uma boa notícia para você, há uma notícia melhor: E é que eles também marcaram outro objetivo em seu roteiro, que é criar um port nativo para Linux.
Assim, o emulador Wii U também será compatível com as distros, para que você possa desfrutar de todos os videogames deste console Nintendo.
De fato, há um projeto paralelo que está em andamento, embora esteja um pouco lento, pois era de baixa prioridade.
No momento, segundo o desenvolvedor, o projeto já está em 70%, então falta pouco para terminar, e talvez com a abertura do código acelere ainda mais.
Isso também será muito positivo para o console da Valve, o Steam Deck, pois também teria suporte para o SteamOS 3 (Arch Linux).
Quanto às datas, está previsto que 2022 seja quando se tornar de código aberto, para ter um Cemu de código aberto disponível.
Embora antes disso eles tenham que reestruturar o código deste emulador de Wii U, reescrever algumas partes em C++ 20/23 que agora estão em C, passar do Visual Studio para o cmake (algo que pode dar lugar à compatibilidade com mais sistemas operacionais), etc.
Portanto, agora você está mais próximo de um emulador de Wii U para Linux, com tudo isso que está cozinhando com Cemu.