Celluloid 0.27 lançado com uma barra de janela flutuante opcional

E foi lançado o Celluloid 0.27 com uma barra de janela flutuante opcional, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O MPV é um poderoso e versátil media player. Como o VLC, ele é capaz de reproduzir uma grande variedade de formatos de arquivos de vídeo, codecs de áudio e vídeo obscuros e carregar diversos tipos de legenda diferentes.

Muitos usuários potenciais provavelmente adiarão a tentativa de usar o MPV simplesmente porque é uma ferramenta de “linha de comando”, ainda que ele possa ser configurado para ser usado em conjunto com outro reprodutor além do SMPlayer.

Mas para esses, existe uma solução simples: Celluloid.

O Celluloid, anteriormente conhecido como Gnome MPV, é um simples frontend de GTK+ para mpv, que é um media player muito poderoso capaz de reproduzir virtualmente todos os formatos de vídeo e áudio.

Como o MPV é um player de vídeo de linha de comando, o Celluloid adiciona controles e opções gráficas para tornar o player fácil de usar.

Como o Celluloid é baseado em MPV, é um reprodutor de mídia poderoso e eminentemente capaz. E embora use GTK4 e siga o GNOME HIG, inclui uma opção para desativar a barra de cabeçalho, o que significa que aqueles que preferem uma estética mais “tradicional” podem ter uma.

Agora, o programa foi atualizado recentemente, chegando a versão 0.27.

Novidades do Celluloid 0.27

Celluloid 0.27 lançado com uma barra de janela flutuante opcional
Celluloid 0.27 lançado com uma barra de janela flutuante opcional

Os últimos lançamentos do Celluloid 0.27 servem como a primeira grande atualização do aplicativo este ano. Ele introduz um pequeno conjunto de mudanças destinadas a melhorar o desempenho geral, a usabilidade e a aparência.

Destas, a mudança mais atraente é que o Celluloid 0.27 ganha uma nova opção de usar uma barra de janela flutuante em vez de uma barra de cabeçalho fixa.

Quando acoplado a controles flutuantes (uma opção existente), ele cria uma aparência super limpa, semelhante à usada em outros reprodutores de vídeo GTK modernos, como Clapper e Showtime .

Existem também novos atalhos de teclado para panorâmica e zoom de vídeo:
alt + teclas de seta: panorâmica do vídeo para esquerda/direita/cima/baixo
alt + + ou -: aumentar/diminuir zoom
alt + space: redefinir panorâmica/zoom

Percebi que alguns desses atalhos não funcionam “como estão” no Ubuntu 24.04 LTS. Por exemplo, embora eu possa diminuir o zoom usando o atalho de teclado listado acima, não consigo aumentar o zoom, a menos que também mantenha pressionada a shifttecla ao mesmo tempo.

Outras mudanças/ajustes no Celluloid 0.27:

  • A tela de carregamento agora é exibida durante a inicialização e o buffer
  • A janela principal agora aparece mais rápido após a abertura
  • Abrir/fechar a caixa de diálogo de preferências não redefine mais o mpv
  • Botão da lista de reprodução agora oculto no modo de tela cheia
  • Aparência aprimorada dos controles flutuantes
  • Melhorias no gerenciador de plug-ins
  • Novo ícone para guia Interface em Preferências
  • Suporte para scripts de usuário com vários arquivos

Para saber mais sobre essa versão do Celluloid, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Celluloid 0.27

O Celluloid está nos repositórios das principais distribuições Linux e pode ser instalado usando apenas o gerenciador de pacotes/central de programas destas.

Se não tiver, para instalar a versão mais recente do Celluloid nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o reprodutor de mídia Celluloid no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.