E foi lançada uma atualização do principal frontend gráfico para o reprodutor MPV, o Celluloid 0.20. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O MPV é um poderoso e versátil media player. Como o VLC, ele é capaz de reproduzir uma grande variedade de formatos de arquivos de vídeo, codecs de áudio e vídeo obscuros e carregar diversos tipos de legenda diferentes.
Muitos usuários potenciais provavelmente adiarão a tentativa de usar o MPV simplesmente porque é uma ferramenta de “linha de comando”, ainda que ele possa ser configurado para ser usado em conjunto com outro reprodutor além do SMPlayer.
Mas para esses, existe uma solução simples: Celluloid.
O Celluloid, anteriormente conhecido como Gnome MPV, é um simples frontend de GTK+ para mpv, que é um media player muito poderoso capaz de reproduzir virtualmente todos os formatos de vídeo e áudio.
Agora, o programa foi atualizado recentemente, chegando a versão 0.20.
Novidades do Celluloid 0.20
Os destaques da versão do Celluloid 0.20 incluem:
- Agora é possível ativar o menu de contexto quando a lista de reprodução estiver vazia.
- Resolvido o problema do redimensionamento constante da barra de busca devido ao redimensionamento do rótulo do carimbo de data/hora conforme seu valor muda.
- O app agora mostra apenas uma única caixa de diálogo de erro quando um grande número de erros ocorre em rápida sucessão.
- Foi adicionado item de menu para abrir pastas.
- Foi ajustada a posição dos elementos da IU dos diálogos modais no modo não CSD para ser mais consistente com o modo CSD.
- Foi adicionado o suporte para carregar trilhas de vídeo externas.
- Agora a reprodução aleatória da lista de reprodução é alternável.
- Foi ajustado para que as teclas de seta funcionem com as teclas de seta no teclado numérico.
Para saber mais sobre essa versão do Celluloid, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Celluloid 0.20
O Celluloid está nos repositórios das principais distribuições Linux e pode ser insytalado usando apenas o gerenciador de pacotes/central de programas destas.
Se não tiver, para instalar a versão mais recente do Celluloid nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o reprodutor de mídia Celluloid no Linux via Flatpak