Foi lançado o Cast to TV 12 com transcodificação apenas de áudio e outras pequenas melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Cast to TV é uma extensão do GNOME Shell cheia de recursos para transmitir vídeos, músicas e fotos para o Chromecast (e outros dispositivos) na rede local. Para controlar o dispositivo, essa extensão adiciona um novo botão no painel superior com controles de reprodução.
Ela possui transcodificação dinâmica para arquivos de vídeo ou áudio que não são suportados diretamente pelo Chromecast (com codificação acelerada por hardware usando VA-API ou NVENC), legendas personalizáveis, visualizador de música, um applet de controle remoto opcional (com lista de reprodução suporte) exibido na barra superior do GNOME Shell e muito mais.
A extensão suporta dispositivos habilitados para Google Cast, juntamente com qualquer dispositivo no qual você possa instalar o aplicativo Playercast (definindo o tipo de receptor em suas configurações para o aplicativo Playercast), qualquer dispositivo com um navegador da Web (escolhendo o tipo de receptor do navegador da Web em configurações) ou players de mídia como mpv ou VLC.
Agora, foi lançada mais uma atualização dessa extensão, a Cast to TV 12.
Novidades do Cast to TV 12
Nesta versão, a extensão recebeu uma opção para transcodificação apenas de áudio, apresentação de slides automática de imagens, suporte para transmissão de arquivos de montagens GVFS da rede e muito mais.
O desenvolvedor do Cast to TV está até trabalhando para complementos para esta extensão. Por exemplo, há um complemento Cast to TV Links separado para transmitir links web por meio da extensão Cast to TV; isso precisa ser instalado separadamente e requer transmissão à TV (obviamente) e youtube-dl.
Para a versão v12, o Cast To TV recebeu a capacidade de reproduzir automaticamente várias imagens sem precisar clicar no botão Avançar na área de trabalho para avançar para a próxima imagem.
Agora é possível mostrar fotos para seus amigos transmitindo-as de um desktop Linux para uma TV compatível com Google Cast, sem precisar usar o Google Fotos, sim ,️ (a qualidade também é melhor do que usar o Google Fotos por sinal).
Com esta versão, você pode iniciar uma apresentação de slides automática de imagens selecionando várias imagens e, em seguida, clicando no botão da câmera no widget remoto na barra superior.
O tempo da apresentação de slides por imagem pode ser definido nas preferências de extensão, sendo possível antes e durante a transmissão. Também é possível colocar as imagens em repetição.
O Cast To TV v12 também adiciona integração ao vttextract, uma ferramenta de linha de comando para extração de legendas.
Ativando as opções de vttextract no Cast to TV (Outros -> Extrator), a ferramenta de linha de comando extrai legendas dos vídeos e a Transmitir para a TV encontra automaticamente essas legendas e as utiliza na transmissão.
Existem algumas outras mudanças importantes no Cast To TV v12:
- Adicionado opção para transcodificar áudio;
- Suporte para transmissão a partir de montagens GVFS em rede;
- Adicionada seleção de dispositivo ao seletor de arquivos e extensão Nautilus/Nemo. Dessa forma, você pode selecionar o dispositivo ao escolher um arquivo no seletor de arquivos Cast To TV ou ao usar a extensão Nautilus/Nemo (Nautilus/Nemo mostra a seleção do dispositivo apenas se houver mais de um Chromecast detectado)
- Refeita a comunicação entre GJS e node.js (agora ele usa solicitações http e websockets);
- Agora os vídeos são transcodificados para mp4 em vez de mkv;
- Gravar legendas ao transcodificar vídeo agora é opcional (Cast to TV Settings -> Other -> Encoder -> Burn subtitles when transcoding video). Menos CPU é usada quando não estiver gravando legendas e permite a personalização das legendas; por outro lado, pode ser necessário gravar legendas em alguns casos (com legendas incomuns) quando as legendas não são exibidas corretamente;
- Foi substituído o módulo responsável pela detecção da codificação de caracteres das legendas para corrigir a transcodificação que não funciona com legendas que não sejam em inglês;
O Cast to TV v12 também inclui suporte para streaming de vídeo HLS, usado por um novo complemento do Cast to TV Desktop Stream que ainda está em andamento.
O novo complemento Transmitir para TV Desktop Stream será usado para transmitir sua área de trabalho do Linux para um Chromecast ou outro dispositivo na rede local (usando um navegador da web ou um media player).
Em comparação com o streaming de desktops do Chrome suportado nativamente pelo Chromecast, a implementação do Cast to TV também transmite o áudio da área de trabalho, há taxa de bits de vídeo personalizável e FPS e funciona em Wayland (ainda é necessário fazer algum trabalho aqui).
Também existem alguns contras ao comparar isso com o streaming da área de trabalho do Chrome: há um atraso alto (não espere ver o que está acontecendo instantaneamente na sua área de trabalho no Chromecast), e o uso da CPU é muito alto no momento porque não há aceleração de hardware ainda.
Este novo complemento Desktop Stream não é compatível com o Cast to TV v12 e requer o Cast to TV mais recente do Git, além de instalar o complemento Desktop Stream separadamente. Além disso, lembre-se de que este complemento opcional ainda está em andamento e ainda não está pronto para o uso diário.
Para saber mais sobre essa versão do Cast to TV, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Cast to TV
Embora o Cast to TV esteja disponível no extensions.gnome.org, ele ainda não foi atualizado para a versão mais recente. A extensão também requer a instalação manual de algumas dependências.
Para instalar a versão mais recente do Cast to TV nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como transmitir mídia do Gnome para o Chromecast com o Cast to TV
Um alternativa ao Cast to TV
E se você quiser usar uma outra opção, baseada em terminal, veja esse outro tutorial:
Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como transmitir mídia do Gnome para o Chromecast com o Cast to TV
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Chromecast com Google TV 4K recebeu a primeira atualização do ano
- GNOME Network Displays 0.91 lançado com suporte a protocolos MICE Chromecast e Miracast