Cartão SD 8.0 da Lexar atinge velocidades de até 1700 MB/s

E o novo cartão SD 8.0 da Lexar atinge velocidades de até 1700 MB/s, mas não há nada para usá-lo. Entenda.

A Lexar lançou um novo cartão SD com velocidades teóricas de leitura de até 1.700 MB/s e velocidades de gravação de até 1.000 MB/s.

Mas a palavra “teórico” está fazendo muita diferença nessa frase, porque agora não há dispositivos compatíveis no mercado que permitam que você use o cartão nessas velocidades… e pode ser que nunca haja.

Cartão SD 8.0 da Lexar atinge velocidades de até 1700 MB/s

Cartão SD 8.0 da Lexar atinge velocidades de até 1700 MB/s
Cartão SD 8.0 da Lexar atinge velocidades de até 1700 MB/s

O novo Lexar Profesional GOLD Pro SXDC Express Card é o primeiro cartão de memória a usar o novo padrão SD 8.0, anteriormente conhecido como SD Express.

Ao adicionar uma interface PCIe de faixa única, o cartão deve oferecer suporte para velocidades de transferência de dados extremamente rápidas. Mas atualmente não há câmeras, laptops, leitores de cartão ou outros dispositivos que suportem SD 8.

Cartão Lexar Professional GOLD PRO SDXC Express
A boa notícia é que os cartões SD 8.0 são compatíveis com versões anteriores, o que significa que você ainda pode usar o cartão com dispositivos que suportam outros padrões de cartão SD.

A má notícia é que eles são compatíveis apenas com as velocidades UHS-I, o que significa que as velocidades de gravação são limitadas a 30 MB/s em vez de 1.000 MB/s.

Em outras palavras, não há literalmente nenhuma razão para alguém gastar dinheiro em um dos cartões SD 8.0 anunciados recentemente pela Lexar (se eles realmente forem colocados à venda) até/a menos que alguém lance um dispositivo totalmente compatível para usá-los.

E os especialistas em fotografia e câmera digital da PetaPixel parecem ter certeza de que isso nunca vai acontecer.

Isso porque, embora o padrão SD Express já exista há cinco anos, ele nunca realmente pegou, e os fabricantes de câmeras que buscam armazenamento removível mais rápido têm escolhido em grande parte o CFExpress em vez do SD Express, pois ele oferece até 4 pistas PCIe 3.0 e suporte para velocidades mais altas.

Para o que vale a pena, no mesmo comunicado à imprensa que a Lexar usou para anunciar seu novo cartão SD 8.0, a empresa revelou novos cartões CFExpress 4.0 com suporte para velocidades de leitura/gravação de até 3.700 MB/s e 3.400 MB/s, respectivamente, bem como um novo conjunto de cartões SD UHS-II robustos feitos de aço inoxidável e com classificações IP68 para resistência à água e poeira.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.