Segundo um commit do Chrome OS, em breve, as capturas de tela de baixa qualidade do Chromebook estão perto do fim. Confira os detalhes da novidade.
Não é nenhum segredo que pode ser um esforço hercúleo encontrar um software de gravador de tela decente para Chromebooks.
A maioria das ferramentas de captura online bloqueia a funcionalidade (como gravação em resolução nativa) atrás de um paywall caro de assinatura, então você teria que pagar apenas para desbloquear um recurso básico.
O Google tem trabalhado para acabar com seus problemas de gravação adicionando uma solução nativa para o Chrome OS em sua grande atualização 89, mas as capturas imprevisíveis e a qualidade de vídeo sem brilho o tornaram inútil.
A boa notícia é que pode mudar em breve em uma atualização futura do Chrome OS.
Capturas de tela de baixa qualidade do Chromebook estão perto do fim
Recentemente, vimos os esforços do Google para adicionar capturas buscáveis, revisando o back-end do gravador de tela nativo.
Junto com esse recurso tão necessário estão as melhorias na qualidade de vídeo sem brilho da captura – esse trabalho está por trás desse commit no Chromium Gerrit.
O código ainda não foi mesclado, então não podemos avaliar o quão bem ele vai melhorar o gravador de tela, mas lendo a descrição do commit, fica claro que este movimento finalmente significará o fim da qualidade medíocre de gravação em seu Chromebook.
O código do trabalho em andamento muda a maneira como o Chrome OS calcula os pixels de dentro da área de captura.
Antes disso, o serviço de gravação (usado para realizar a gravação de vídeo) processava a área capturada por seu DIP, ou pixels independentes de densidade.
Como as medições DIP não são diretamente proporcionais aos pixels reais da captura, isso fez com que a filmagem diminuísse – resultando em perda de qualidade e quadros de vídeo borrados.
Com a lógica atualizada, seu Chromebook irá capturar a área em seu tamanho de pixel nativo, calculando os valores do DIP e do fator de escala do dispositivo.
A compensação é o aumento do consumo de armazenamento – para reduzir a área ocupada, o gravador usará a fórmula de taxa de bits do Kush Gauge para garantir um bom equilíbrio entre a qualidade e o tamanho do arquivo.
Melhorar a qualidade do vídeo do gravador de tela é extremamente benéfico para alunos como eu, que usam as gravações para fazer o dever de casa e estudar para os testes.
Com a cultura do trabalho em casa em pleno andamento graças à pandemia global, é absolutamente crítico ter uma ferramenta de gravação que faça o trabalho.
É uma pena que o Google ainda não implementou uma forma de suportar o áudio do sistema – uma necessidade ao gravar palestras no Zoom ou no Google Meet.
Junto com essas melhorias, o software de captura do Google poderia finalmente se tornar uma ferramenta viável para gravações de aulas – eu só queria que eles chegassem bem antes.