A The Document Foundation anunciou que a capital da Albânia migrou para o LibreOffice e está adotando o Open Source. Confira os detalhes do assunto.
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage
- Como instalar o Emulador Nintendo 64 m64p no Linux via Flatpak
Sendo a capital, Tirana é a cidade mais populosa da Albânia, e é conhecida por seus coloridos edifícios pós-comunistas e pela arquitetura da era soviética.
Capital da Albânia migrou para o LibreOffice e adotou o Open Source
Em uma tentativa de adotar a maneira Open Source de economizar mais dinheiro, Tirana recentemente tentou implementar várias soluções livre e de código aberto para sua infraestrutura de TI pública, migrando para projetos como o Nextcloud e o LibreOffice.
Sim. A The Document Foundation teve o prazer de anunciar que o Município de Tirana, a capital da Albânia, migrou para o software Open Source e os padrões abertos ao migrar para o LibreOffice.
Sobre isso, Italo Vignoli, da The Document Foundation, disse o seguinte:
“Ermir Puka, chefe do departamento de ICT, acredita que, apesar da resistência à mudança e dos outros grandes desafios enfrentados pela migração, o uso de software livre e de plataformas abertas como o LibreOffice – suportando padrões abertos – guiará a infra-estrutura de TI do município no melhor interesse dos cidadãos de Tirana.”
A mudança para os padrões Free e Open Source ajudará o Departamento de TIC da Tirana a evitar o aprisionamento proprietário, especialmente graças ao padrão ISO Open Document Format (ODF) usado pela suíte de escritório do LibreOffice para trocar e armazenar documentos gerenciados pelo OASIS, que promove o desenvolvimento, convergência e adoção de padrões abertos no setor público e privado.
A migração de Tirana para a suíte de escritório do LibreOffice começou com o Departamento de RH, onde os funcionários usam documentos e planilhas com mais frequência do que outros departamentos.
O LibreOffice Writer e o Calc são usados para editar e criar esses documentos em mais de 1.000 estações de trabalho no Município de Tirana.
Para facilitar a migração, foram fornecidos manuais de LibreOffice Writer e Calc traduzidos para o idioma da Albânia, e a equipe de TI está trabalhando agora em um curso de aprendizado on-line para todos os funcionários.
O LibreOffice é atualmente o pacote de escritório de código aberto mais utilizado em todos os principais sistemas operacionais de computadores, incluindo Linux, Windows e Mac.
O LibreOffice oferece uma alternativa viável a suítes proprietárias de escritórios como o Microsoft Office, e a The Document Foundation está atualmente trabalhando na próxima versão principal, o LibreOffice 6.2, que deve estar disponível em fevereiro de 2019 com muitos novos recursos e aprimoramentos.
O que está sendo falado no blog
- NanoPi M4 – um clone do Raspberry Pi baseado em RK3399 por U$$ 75
- Flatpak agora permite matar as instâncias do Flatpak em execução
- Capital da Albânia migrou para o LibreOffice e adotou o Open Source
- ReactOS 0.4.10 lançado com suporte a inicialização por unidades Btrfs
- Ubuntu completo – instale o Ubuntu After Install
- Apps do Linux em breve terão acesso às pastas do Android no Chrome OS