Cantata 2.4 lançado com algumas correções de bugs

E foi lançado o Cantata 2.4 com algumas correções de bugs. Confira as mudanças e veja como instalar esse poderoso cliente MPD.

MPD, ou Music Player Daemon é uma aplicação do lado do servidor para reproduzir músicas via protocolo de rede. Já o Cantata é um cliente para MPD, aliás, ele é um dos clientes MPD que mais possui características embutidas: ele suporta listas de reprodução, streams, gerenciamento de biblioteca e letras.

Cantata 2.4 lançado com algumas correções de bugs

O programa também inclui muitas características encontradas em tocadores de mídia avançados, como listas de reprodução dinâmicas, sincronização com media players externos, transcodificação, digitalização ReplayGain e suporte para múltiplos servidores MPD.

Possui boas características, boa interface, operação fácil, integrada ao ambiente de desktop. O cliente pode tocar música localmente, mas também pode transmiti-lo para a rede.

O Cantata começou como um contêiner QtMPC, principalmente para fornecer uma melhor integração ao KDE. No entanto, o código e a interface do usuário agora são muito diferentes e podem ser compilados com suporte ao KDE ou como um aplicativo Qt puro. Tem algumas características únicas que o distinguem do resto.

O Cantata é executado em segundo plano e precisa de uma interface gráfica do usuário para organizar e gerenciar a música.

Ele é capaz de reproduzir todos os formatos de áudio populares e modernos, como Ogg, MP3, MP4, AAC, FLAC, WAVE, etc.

Agora, foi lançada a versão 2.4.0 do Cantata com novos recursos, correções de bugs e algumas alterações.

Novidades do Cantata 2.4

Esta nova versão do aplicativo vem para adicionar novas funções, bem como para solucionar vários erros que estavam presentes na versão anterior.
 
O Cantata 2.4 agora suporta URLs OPML para descartar URLs de podcast, além da possibilidade de ler arquivos RSS/OPML locais na caixa de diálogo de pesquisa de podcast e exportar assinaturas atuais de podcast para o arquivo OPML.

Agora também é permitido converter descrições de podcast em texto sem formatação, cortar espaços em branco e limitar a 1000 caracteres.

Outra das mudanças mencionadas é a opção de poder carregar várias imagens de artistas, além da opção de adicionar novamente as letras na pasta de músicas a serem salvas e, caso uma letra não seja encontrada, você pode criar o arquivo inicial para poder editá-lo.

Por outro lado, esta nova versão desabilita o plano de fundo personalizado do playqueue, devido à incompatibilidade do QT 5.12 em diante e também que, devido às alterações da Last.fm, as imagens dos artistas não podem mais ser obtidas, agora oferece o uso de FanArt.tv para obter as imagens.

Quanto às correções dos erros cometidos, estas foram para reparar as imagens em escala de cinza nas notificações, correção no armazenamento e carregamento de chaves API personalizadas, também em salvamento e leitura, https:// as Pasta de música MPD e ele corrige o bloqueio clicando duas vezes fora da exibição da tabela.

Finalmente, outras alterações que se destacam nesta versão:

  • A configuração “Deslocamento de leitura” para o AudioCD foi adicionada;
  • Arquivos inválidos nas listas de reprodução são exibidos com texto em vermelho;
  • A opção “Excluir faixas inválidas” foi adicionada ao menu de contexto da lista de reprodução;
  • Adicionada a pesquisa de estações de rádio no navegador de rádio da comunidade;
  • Mostrar bits nas informações técnicas;
  • Mostrar o ano original nos metadados da exibição de contexto;
  • Adicionada opção de linha de comando em tela cheia para iniciar a tela inteira;
  • Para os gêneros listados na configuração “Suporte ao compositor”, o compositor é exibido em vez do artista na exibição contextual e na barra de ferramentas.

Para saber mais sobre essa versão do Cantata, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Cantata 2.4

Para instalar a versão mais recente do Cantata, use esse tutorial:
Como instalar o cliente MPD Cantata no Ubuntu e derivados

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Deixe um comentário

Sair da versão mobile