Segundo a descrição de uma exceção de congelamento de recurso, a Canonical tornará o Firefox Snap a versão padrão no Ubuntu 21.10.
Uma exceção de congelamento de recurso (FFE) apresentada por Olivier Tilloy da Canonical irá substituir o pacote .deb do Firefox no Ubuntu ‘seed’ pela versão Snap.
Canonical tornará o Firefox Snap a versão padrão no Ubuntu 21.10
Sim. O Ubuntu planeja tornar o Firefox Snap a versão padrão para novas instalações do Ubuntu 21.10.
Ele escreve:
“De acordo com o acordo de distribuição da Canonical com a Mozilla, estamos tornando o snap a instalação padrão do firefox em ISOs de desktop a partir do Ubuntu 21.10.”
O Firefox é atualmente distribuído através dos repositórios do Ubuntu como um pacote deb. Se este pedido de congelamento de recurso for concedido, os usuários que instalarem o Ubuntu 21.10 no próximo mês encontrarão a versão oficial do Snap do alardeado navegador web lá, em seu lugar.
Porque? A Mozilla aparentemente pediu por isso!
Ken VanDine, da equipe Ubuntu desktop explica que:
“Este é o resultado da cooperação e colaboração entre as equipes [Ubuntu] Desktop e Snap nos desenvolvedores da Canonical e Mozilla, e é o primeiro passo para uma transição deb-to-snap que ocorrerá durante o ciclo de desenvolvimento 22.04.”
Então, o que a mudança de software significa para os usuários do Ubuntu?
Bem, atualizações mais rápidas (e de fundo invisível) do navegador “direto” da Mozilla no dia do lançamento.
Você sabe quantas vezes há um atraso de alguns dias entre um novo lançamento do Firefox ser anunciado (e coberto em blogs como este) e a atualização realmente chegar à ferramenta Software Updater?
Isso ocorre porque os desenvolvedores da Canonical precisam empacotar, testar, fazer upload e lançar a compilação .deb. leva tempo e esforço.
Com a Mozilla encarregada de publicar a compilação do Snap, o gargalo pós-lançamento provavelmente será resolvido (e os desenvolvedores do Ubuntu que costumavam fazer o trabalho pesado agora podem trabalhar em outras coisas).
Novas instalações do Ubuntu 21.10 (bem como aquelas que atualizam do Ubuntu 21.04) obterão o pacote Firefox Snap como padrão.
Novas versões serão baixadas e instaladas em segundo plano (embora se o aplicativo estiver em execução, você será notificado sobre a atualização, o aplicativo não morrerá apenas durante o uso).
Além disso, Canonical e Mozilla dev estão trabalhando para garantir que os perfis do Firefox sejam trazidos para a versão Snap automaticamente e resolver alguns outros problemas que afetam a versão Snap diretamente.
A esperança é que, ao fazer todo esse trabalho agora, aqui em 21.10, isso dê a todos tempo suficiente para testar, verificar e garantir que o build do Snap seja executado no mesmo nível da versão regular do repo a tempo para o próximo suporte de longo prazo (LTS ), com lançamento previsto para 2022.
Por enquanto, os sabores do Ubuntu não são afetados por essa mudança, nem distros downstream como o Linux Mint, que contam com a versão repo. O pacote de deb do Firefox permanecerá disponível no repositório até que a transição entre em vigor.
Assumindo que tudo corra bem para o LTS, uma transição formal de deb para snap acontecerá durante esse ciclo.
Não gosta de Snaps ou debs? A Mozilla continuará a fornecer binários Linux independentes de distribuição para download, bem como código-fonte.
O Firefox não é mais lento?
Migrar as peças de software mais críticas em uma instalação do Ubuntu para um formato de pacote regularmente criticado como lento e cheio de bugs é uma jogada corajosa.
A maioria de nós está disposta a aguentar uma espera de 15 segundos até que um reprodutor de música Snap’d seja aberto, mas um aplicativo tão urgente quanto um navegador web…?
Uma pausa tão longa entre clicar no ícone do Firefox e incomodá-lo em abri-lo provavelmente não irá agradar aos usuários.
Não é apenas no seu sistema que os Snaps são lentos: eles são lentos para todos – um fato reconhecido por pessoas que trabalham na equipe do Snap.
Embora se diga que as lentas velocidades de inicialização do Snap estão melhorando agora, muitos ficarão cautelosos, já que a Canonical já disse coisas semelhantes antes.
Portanto, será interessante ver alguns benchmarks e testes para ver como o desempenho se compara.
A mudança também é curiosa quando você lembra que o Ubuntu abandonou os poucos aplicativos Snap que carregava por padrão por causa de seu desempenho (comparativo) fraco e comportamento peculiar.
Os desenvolvedores acharam difícil justificar o envio de uma experiência pior por padrão quando as versões de repo nativas estavam apenas à um apt-get
de distância.
É evidente que algo mudou para eles optarem por essa mudança.
Finalmente, em uma observação mais trivial, espero que a Mozilla esteja tão atento à página de listagem do Firefox Snap Store quanto ao código, pois atualmente, ele usa capturas de tela desatualizadas e uma descrição que se refere ao Firefox ‘Quantum’, lançado em 2017!