E a Canonical relançou as imagens do Ubuntu 20.04.2 devido a um bug de instalação que pode tornar as instalações OEM não inicializáveis.
Nem tudo é perfeito no mundo do Ubuntu. Infelizmente, desta vez, o problema apareceu poucos dias depois de sair a mais recente atualização da versão 20.04 LTS.
A Canonical relançou as imagens de desktop do Ubuntu 20.04.2 LTS hoje devido a um bug de instalação que pode tornar as instalações OEM não inicializáveis.
Canonical relançou as imagens do Ubuntu 20.04.2 devido a um bug
Há alguns dias, a empresa por trás da popular distribuição Ubuntu Linux informou aos usuários no Twitter que as imagens ISO do sabor Desktop de seu recém-lançado Ubuntu 20.04.2 LTS (Focal Fossa) foram afetadas por um bug nas instalações OEM feitas por meio do instalador Ubiquity, o que tornava as instalações OEM não inicializáveis devido à falta do kernel.
Como um lembrete, o Ubuntu 20.04.2 LTS vem com kernel atualizado e pilhas de gráficos com backport da série de sistema operacional Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) mais recente.
Como tal, esta versão do ponto Focal Fossa é alimentada pelo kernel Linux 5.8 e pilha gráfica Mesa 20.3.
De acordo com a entrada desse bug no Launchpad, apenas algumas máquinas foram afetadas e isso aconteceu quando a rede foi habilitada, o que significa que se você fez uma instalação offline, tudo funcionou bem.
“Logo após o lançamento do Ubuntu 20.04.2, na quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021, uma regressão foi descoberta, o que significa que em certos sistemas e sob certas condições específicas, o instalador do Ubuntu pode falhar ao instalar um kernel Linux. Isso torna o sistema incapaz de inicializar”, disse Canonical.
Este é outro exemplo de porque a Canonical precisa renovar seu instalador Ubiquity nas imagens do Ubuntu Desktop.
Visto que a Canonical é uma empresa tão grande, ela não pode se arriscar a deixar um grande lançamento cheio de erros, então hoje eles re-giraram as imagens ISO para Ubuntu Desktop e qualquer sabor oficial usando o instalador Ubiquity, incluindo Xubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie, Ubuntu Studio e Ubuntu Kylin.
O Lubuntu não é afetado por esses problemas, pois usa a estrutura de instalação universal Calamares para Linux. Kubuntu também está usando o instalador Calamares, mas parece que eles rodaram novamente a imagem 20.04.2 de qualquer maneira.
Canonical relançou as imagens do Ubuntu 20.04.2 devido a um bug
Sem mais delongas, você pode baixar as novas imagens ISO, marcadas com a versão 20.04.2.0, usando os links de download direto abaixo se você planeja reinstalar ou instalar o Ubuntu 20.04.2 LTS (ou qualquer um dos outros sabores) em um novo computador.
Os usuários existentes não são afetados por esse problema.
- Ubuntu 20.04 LTS (desktop e server)
- KUbuntu 20.04 LTS
- XUbuntu 20.04 LTS
- LUbuntu 20.04 LTS
- Ubuntu Budgie 20.04 LTS
- Ubuntu Kylin 20.04 LTS
- Ubuntu MATE 20.04 LTS
- Ubuntu Studio 20.04 LTS
- Xubuntu 20.04 LTS
Para mais endereços de download, acesse a wiki da versão.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux