A próxima versão do sistema operacional Ubuntu está chegando e a Canonical quer transformar o CUPS em um pacote Snap.
O CUPS é um sistema de impressão modular para sistemas operacionais do tipo Unix que permite que um computador aja como um servidor de impressão.
Um computador executando o CUPS é um hospedeiro que pode aceitar trabalhos de impressão de computadores clientes, processá-los e enviá-los à impressora apropriada.
Nos remotos anos em era muito caro comprar uma impressora wireless, configurei um servidor Linux com o CUPS para transformar algumas impressoras comuns em impressoras remotas.
Agora, Ubuntu 23.10 tem como objetivo enviar a pilha de impressão CUPS como um pacote instantâneo.
Canonical quer transformar o CUPS em um pacote Snap
Sim. O Ubuntu quer transformar o CUPS em um pacote Snap. Till Kamppeter, da Canonical, que também é o líder do projeto OpenPrinting, diz que quer..
“Mudar o Ubuntu 23.10, o Mantic Minotaur, conforme planejado, para usar o CUPS Snap como seu sistema de impressão e o Printer Application Snaps como drivers para aplicativos impressoras sem drivers IPP.”
A última vez que tive uma impressora há cerca de uma década e, mesmo assim, ela não era usada há anos. Lembro de que, alguns modelos tendo muitos problemas de driver de impressora no Ubuntu e erros resultantes de cada aplicativo Linux (aparentemente) usando suas próprias configurações/diálogos de impressão.
Felizmente, acredito que as coisas melhoraram muito desde então, com novos padrões como IPP (Internet Printing Protocol) substituindo a necessidade de os dispositivos terem drivers de impressora sob medida em cada dispositivo a partir do qual você deseja imprimir, e ficando mais completo com o lançamento do CUPS 2.0
Mesmo assim, é provável que o novo snap do CUPS continue funcionando com dispositivos que requerem drivers de impressora específicos, pois vários deles já estão ajustados ao Snapd).
Para obter mais detalhes sobre o estado da impressão Linux agora e no futuro próximo, confira os slides de apresentação de Till em sua palestra no Linux App Summit deste ano ou assista à palestra completa e à demonstração no YouTube.
Ele dá uma ótima visão geral da ‘nova arquitetura’ que as futuras versões do Ubuntu oferecerão.
E se você não pode esperar pelo futuro, você já pode instalar o CUPS na Snap Store — então experimente!