Michael Hudson Doyle disse que a Canonical quer que o instalador do Ubuntu Server 20.04 LTS seja melhor, mais rápido e confortável para os usuários. Confira as mudanças que serão feitas para alcançar esse objetivo.
Apelidado de Focal Fossa, o sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS será o 8º lançamento LTS (Long-Term Supported) da Canonical e promete vários novos recursos e melhorias, além de todas as mais recentes tecnologias Linux e componentes de código aberto.
E isso será mais verdadeiro ainda na versão “Server” do sistema, pois a Canonical estabeleceu seus planos para o instalador do Ubuntu Server para o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).
Canonical quer que o instalador do Ubuntu Server 20.04 LTS seja melhor
Durante o ciclo de desenvolvimento do sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS, que deve estrear no final de abril de 2020, a Canonical quer tornar o instalador do Ubuntu Server mais rápido e mais confortável para os usuários de seu servidor.
Para isso, a empresa pretende trocar o instalador clássico do server (que é baseado no instalador do Debian) e substitui-lo pelo seu instalador interno e mais moderno subiquity.
Sobre essa mudança, Michael Hudson Doyle, engenheiro de software da Canonical, disse o seguinte:
“Com o [Ubuntu] 20.04 LTS, concluiremos a transição para o instalador do servidor ativo e descontinuaremos o instalador clássico do servidor com base no debian-installer (di), permitindo que concentremos nossos esforços de engenharia em uma única base de código. A próxima geração O instalador do servidor subiquity traz a sessão ao vivo confortável e a instalação rápida do Ubuntu Desktop para os usuários do servidor.”
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak
Novos recursos do instalador do Ubuntu Server 20.04 LTS
Entre os novos recursos que já foram colocados no instalador do servidor durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu Server 20.04 LTS, podemos mencionar a implementação da especificação de instalação automática, a habilitação do SSH (Secure Shell) em uma sessão do instalador, uma nova opção de instalação resiliente guiada, bem como suporte para tabelas de partição vtoc (Volume Table of Contents) usadas por dispositivos de armazenamento de acesso direto (DASD) na arquitetura s390x (IBM System z).
No entanto, desde o lançamento inicial como parte do sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), o instalador do Ubuntu Server recebeu suporte a RAID e LVM, incluindo suporte a LVMs criptografados para instalações offline, suporte a arquiteturas arm64, ppc64el e s390x, auto suporte à atualização, suporte ao Netboot, relatório de erros integrado, suporte para a instalação de atualizações mais recentes durante a instalação, capacidade de reutilizar partições existentes, suporte para configurar vínculos de rede e VLANs, além de mudar para um shell para fins de depuração.
A Canonical convida os curiosos a experimentar o novo instalador do Ubuntu Server 20.04 LTS, baixando as imagens diárias do Ubuntu Server.
O que está sendo falado no blog
No Post found.