Segundo a Canonical, versões não LTS (Suporte de Longo Prazo) do Ubuntu, incluindo o próximo lançamento de 13.04, não estarão disponível para compra ou envio de DVD. A empresa diz que continuará fornecendo cópias físicas do Ubuntu, mas estas só serão produzidas para as versões LTS, a começar pelo Ubuntu 14.04 no próximo ano.
O Ubuntu 13.04 e o 13.10, a serem lançados ainda este ano, estarão disponíveis para baixar gratuitamente e e gravar em um DVD ou USB. Mas cópias físicas não serão vendidos pela Canonical através de sua loja ou disponibilizados para Ubuntu LoCo Teams para serem distribuidos em eventos educacionais.
Como produzir discos não é barato, e as vendas de discos, provavelmente, não é o meio que a maioria das pessoas usam para obter o Ubuntu, este ‘corte’ talvez seja outra indicação de que a Canonical, que ainda tentando obter lucro com o ecosistema Ubuntu, está “ajustando” as suas despesas.Um bom exemplo disso aconteceu no início deste ano, quando o Ubuntu Developer Summit foi trocado por uma reunião virtual gratuita com um horário mais regular. No entanto, a conclusão mais lógica é a que podemos chegar é: as versões LTS do Ubuntu se tornarão a opção preferida e recomendada pela Canonical.
O consolo que resta é que as cópias do Ubuntu 12.04 e 12.10 ainda podem ser compradas a partir da loja da Canonical. Pode ser que até ainda tenha alguns exemplares restantes do Ubuntu 11.04 server.