Canonical lançou uma atualização para corrigir bug de corrupção de dados

E a Canonical lançou uma atualização para corrigir bug de corrupção de dados. Confira os detalhes desse update e veja como atualizar.

A Canonical é a empresa por trás do sistema operacional Ubuntu e ela leva muito a sério a questão da segurança de dele. Pra isso, ela está sempre lançando novas atualizações de segurança.

Agora, a Canonical lançou hoje novas atualizações do kernel do Ubuntu para resolver uma regressão introduzida pelas atualizações anteriores do kernel no driver RAID10 do software, que pode levar à corrupção de dados.

Canonical lançou uma atualização para corrigir bug de corrupção de dados

Canonical lançou uma atualização para corrigir bug de corrupção de dados
Canonical lançou uma atualização para corrigir bug de corrupção de dados

Recentemente a Canonical retirou as atualizações do kernel do Linux lançadas em 2 de dezembro sem explicação.

As atualizações do kernel estavam disponíveis para todas as versões do Ubuntu com suporte e abordaram até 14 vulnerabilidades de segurança.

A explicação para a retirada vem hoje por meio de um novo comunicado de segurança publicado pela equipe Ubuntu Kernel da Canonical para Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla), Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) sistemas.

De acordo com o comunicado, as atualizações do kernel publicadas em 2 de dezembro introduziram uma regressão no driver RAID10 do software do kernel do Linux, que, quando usado com fstrim, pode levar à corrupção de dados.

O bug também foi relatado por usuários no Launchpad do Ubuntu.

Portanto, a Canonical lançou agora um novo conjunto de kernels para os sistemas Ubuntu 20.10, Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS em todas as arquiteturas suportadas para resolver a referida regressão.

Todos os usuários do Ubuntu devem atualizar

A Canonical recomenda que todos os usuários atualizem suas instalações o mais rápido possível para as novas versões de kernel.

Os usuários agora devem atualizar suas instalações para a nova versão do kernel Linux disponível nos repositórios de software estáveis, incluindo linux-image 5.8.0-33.36 para Ubuntu 20.10 (64 bits), linux-image 5.4.0-58.64 para Ubuntu 20.04 LTS (64 bits), linux-image 5.4.0-58.64~18.04.1 para sistemas Ubuntu 18.04 LTS (64 bits e 32 bits) executando Linux 5.4 LTS.

Além disso, os usuários dos sistemas Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS (64 bits e 32 bits) executando o kernel Linux 4.15 terão que atualizar para linux-image 4.15.0-128.131 e linux-image 4.15.0-128.131~16.04. 1 respectivamente.

Para atualizar suas instalações para as novas versões do kernel, execute os comandos sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade em um emulador de terminal.

Certifique-se de reiniciar o sistema após a instalação da nova versão do kernel e também reinstale os módulos de kernel de terceiros que você instalou.

Mais detalhes sobre o processo de atualização podem ser encontrados em https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.