Canonical lançou uma atualização do kernel para o Ubuntu 19.04 e 18.04

A Canonical lançou uma atualização do kernel para o Ubuntu 19.04 e 18.04, para tratar de dezoito vulnerabilidades de segurança.

A nova atualização de segurança do kernel chega alguns dias após outro grande patch lançado na terça-feira para os sistemas Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) executando o kernel Linux 4.15.

Canonical lançou uma atualização do kernel para o Ubuntu 19.04 e 18.04
Canonical lançou uma atualização do kernel para o Ubuntu 19.04 e 18.04

Canonical lançou uma atualização do kernel para o Ubuntu 19.04 e 18.04

Esta atualização corrige problemas que afetam o kernel do Linux 5.0 nos sistemas Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) e Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Entre os problemas corrigidos na atualização de segurança do kernel de hoje, existem várias falhas que afetam vários drivers, incluindo o driver de dispositivo Intel Wi-Fi, o driver de entrada para tablet GTCO, o driver de áudio USB, o driver de dispositivo de rádio Raremono AM/FM/SW, o USB Rio 500 driver de dispositivo, driver de dispositivo CPiA2 video4linux, bem como driver de dispositivo Softmac USB Prism54.

Também são afetados o driver de dispositivo USB da câmera ZR364XX, o driver de dispositivo receptor USB Siano MDTV, o driver de dispositivo USB POD da linha 6, o driver USB da linha 6 e a especificação BR/EDR do protocolo Bluetooth, tudo isso poderia permitir que atacantes fisicamente próximos expusessem informações confidenciais, travassem o sistema ou até executassem códigos arbitrários.

Além disso, a atualização de segurança do kernel corrige uma falha na implementação do Bluetooth UART que pode permitir que um invasor local cause uma negação de serviço, uma leitura fora dos limites no driver QLogic QEDI iSCSI Initiator, que pode permitir que um local invasor para expor informações confidenciais (memória do kernel), além de erros no sistema de arquivos XFS, driver de dispositivo Ethernet Hisilicon HNS3 e driver de chipset móvel Atheros, que pode permitir que um invasor local cause uma negação de serviço.

Todos os usuários devem atualizar seus sistemas imediatamente

Enquanto os usuários do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) precisam atualizar para linux-image 5.0.0-31.33, e os usuários do Ubuntu 18.04.3 LTS, precisam atualizar para o linux-image 5.0.0-31.33~18.04.1.

Esta atualização do kernel está disponível para sistemas de 64 bits, Raspberry Pi 2, Google Cloud Platform (GCP), Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure Cloud e Google Container Engine (GKE), bem como processadores Snapdragon e ambientes em nuvem (KVM).

A Canonical recomenda que todos os usuários do Ubuntu 19.04 e Ubuntu 18.04 LTS executando o kernel Linux 5.0 atualizem seus sistemas imediatamente para as novas versões do kernel que estão disponíveis agora nos principais repositórios de software.

Para atualizar seus sistemas, siga as instruções fornecidas pela Canonical em https://wiki.ubuntu.com/Security/Upgrades.

Depois de instalar as novas versões do kernel, reinicie suas máquinas!

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 356
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.