Canonical lançou o Ubuntu Pro para Amazon Web Services

Se você já usa o Ubuntu no AWS, gostará de saber que a Canonical lançou o Ubuntu Pro para Amazon Web Services. Confira os detalhes dessa novidade.

O Amazon Web Services (ou, AWS), é uma plataforma de serviços de computação em nuvem oferecida pela Amazon.com. E claro, o Linux está presente nessa plataforma.

Canonical lançou o Ubuntu Pro para Amazon Web Services
Canonical lançou o Ubuntu Pro para Amazon Web Services

Na verdade, o Linux está tão presente que recentemente, a Canonical lançou uma versão “premium” do Ubuntu chamada Ubuntu Pro. Mas antes de entrar em pânico, saiba que esse produto não é para o desktop.

Canonical lançou o Ubuntu Pro para Amazon Web Services

O Ubuntu Pro foi desenvolvido exclusivamente para a Amazon Web Services (AWS) e atende às necessidades dos clientes corporativos e em nuvem (sempre crescentes).

Uma série de imagens “Pro” abrangendo várias versões do LTS, desde o Ubuntu 14.04 LTS, está sendo disponibilizada na AWS.

As novas imagens apresentam todas as otimizações encontradas na Amazon Machine Images (AMI) padrão do Ubuntu, além de uma série de benefícios adicionais normalmente oferecidos pela oferta de suporte comercial da Canonical, Ubuntu Advantage.

A Canonical diz que as novas imagens de luxo “permitem que as empresas adquiram manutenção estendida, cobertura de segurança mais ampla e recursos críticos de conformidade, simplesmente selecionando e executando uma imagem no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) – sem a necessidade de contrato”.

Os destaques do Ubuntu Pro incluem 10 anos de atualizações de pacotes e manutenção de segurança para o Ubuntu 18.04 LTS e 8 anos para o Ubuntu 16.04 LTS e Ubuntu 14.04 LTS, suporte ao Kernel Livepatch para correção de kernel sem reinicialização e maior tempo de atividade, além de FIPS personalizado e componentes Common Criteria EAL-compliant que permitem seu uso em ambientes com regimes de conformidade como ISO, HIPAA, FedRAMP e PCI.

Além disso, o Ubuntu Pro oferece aos clientes cobertura de patches para os repositórios e infraestrutura de aplicativos do Ubuntu, que fornece centenas de cargas de trabalho de código aberto como Node.js, Apache Kafka, Redis, MongoDB, RabbitMQ, entre muitos outros.

E, no primeiro trimestre de 2020, o Ubuntu Pro promete gerenciamento de sistemas em toda a frota via Landscape, incluindo a capacidade de visualizar e aplicar seletivamente atualizações.

O Ubuntu Pro também promete integração com os recursos de segurança e conformidade da AWS, como o AWS Security Hub e o AWS CloudTrail. As imagens premium do Ubuntu Pro estão disponíveis para compra agora no Amazon Web Services (AWS) Marketplace aqui.

A Canonical também observou que agora é um parceiro de tecnologia de camada avançada na AWS Partner Network (APN) e em breve fornecerá as certificações Ubuntu 18.04 LTS, a partir do primeiro trimestre de 2020.

Sobre o novo produto, Deepak Singh, vice-presidente de serviços de computação da AWS:

“Disponível diretamente no AWS Marketplace, o Ubuntu Pro pode ser adquirido, implantado e lançado na AWS de maneira fácil e sem esforço, eliminando a necessidade de processos adicionais de provisionamento ou aquisição”

O Ubuntu já é muito popular entre empresas e projetos que usam o Amazon Web Services, com as AMIs do Ubuntu existentes adequadas a uma variedade de fluxos de trabalho e necessidades comerciais e de missão crítica.

E, à medida que mais empresas mudam para a plataforma, maior a demanda por cobertura de segurança expandida, confiabilidade contínua e compatibilidade com outros recursos da AWS.

Você pode encontrar imagens do Ubuntu Pro no AWS Marketplace a partir de hoje, 4 de dezembro de 2019.

Você pode aprender mais sobre o Ubuntu Pro, o que está incluído e alguns dos motivos pelos quais apareceu no blog do Ubuntu.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 341
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.