A Canonical lançou novas atualizações de kernel para o Ubuntu e derivados. Confira os detalhes e as falhas que esse update corrige.
Sistemas abertos são rápidos quando se trata de correções, uma característica que os coloca bem acima de sistemas fechados. O Ubuntu é uma prova disso!
Canonical lançou novas atualizações de kernel para o Ubuntu e derivados
A Canonical lançou as principais atualizações de kernel do Linux para todas as séries de sistemas operacionais Ubuntu Linux suportados para lidar com dezenas de vulnerabilidades de segurança que afetam todas as arquiteturas suportadas no desktop, no servidor e na nuvem.
Disponível para o Ubuntu 19.04 (Disco Dingo), Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e Ubuntu 14.04 ESM (Trusty Tahr), as novas atualizações de segurança do kernel Linux foram lançadas para corrigir mais de 30 vulnerabilidades de segurança, incluindo um estouro de buffer de heap descoberto no driver de dispositivo de LAN sem fio Marvell e um desreferenciamento de ponteiro NULL descoberto na implementação de Comunicação de campo próximo (NFC).
O patch de segurança também aborda uma vulnerabilidade use-after-free descoberta por Jann Horn, do Google Project Zero, no kernel do Linux ao acessar entradas de LDT, bem como uma race condition ao realizar despejos principais.
Também foi corrigida uma falha descoberta por Andrei Vlad Lutas e Dan Lutas em processadores x86, que manipulavam incorretamente as instruções da SWAPGS durante a execução especulativa.
Várias outras falhas de segurança que afetam a implementação do PowerPC dlpar do kernel Linux, implementação de ptrace, implementação de Bluetooth, implementação de alarmtimer, subsistema de dispositivos de barramento MDIO, driver de dispositivo Empia EM28xx DVB USB, implementação de classe de dispositivo de vídeo USB, Appletalk IP encapsulation driver, assim como os sistemas de arquivos XFS, Btrfs, F2FS e HFS+ foram corrigidos nessa nova atualização de segurança.
- Como ativar o suporte a AMD Navi/Radeon RX 5700 no Ubuntu 20.04
- Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 21.04
- Kernel 4.19 chegou ao fim da vida útil
- kernel 6.13 RC1 lançado com vários novos recursos
Os usuários são convidados a atualizar suas instalações imediatamente
Se você estiver usando o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) ou o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) com o kernel do Linux 4.15, você deve atualizar suas instalações o mais rápido possível para o linux-image 4.15.0-58.64.
Por outro lado, os usuários do Ubuntu 19.04 (Disco Dingo) e do Ubuntu 18.04.3 LTS (Bionic Beaver) que usam o kernel do Linux 5.0 devem atualizar seus sistemas para o linux-image 5.0.0-25.26.
Se você estiver usando o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) com o kernel Linux 4.4, você deve atualizar para o linux-image 4.4.0-159.187.
Novas versões de kernel também estão disponíveis para sistemas Amazon Web Services (AWS), sistemas Microsoft Azure Cloud, sistemas Google Cloud Platform (GCP), sistemas Google Container Engine (GKE), sistemas Oracle Cloud, processadores Snapdragon, sistemas Raspberry Pi 2, ambientes de nuvem e processadores OEM.
Depois de instalar a nova versão do kernel, você terá que reiniciar seu computador para que as correções acima sejam aplicadas corretamente.
Além disso, você pode ter que reconstruir e reinstalar qualquer módulo de kernel de terceiros que possa ter instalado.
O que está sendo falado no blog
- Descoberta uma falha no Bluetooth que deixa os dispositivos vulneráveis
- Canonical lançou novas atualizações de kernel para o Ubuntu e derivados
- Kernel 5.4 removerá o suporte aos processadores Intel IOP33X e IOP13XX
- QEMU 4.1 lançado com melhorias para diferentes arquiteturas
- Google começou a remover o suporte a FTP do Chrome