A Canonical anunciou a disponibilidade do Ubuntu para Amazon EKS, ou seja, seu amplamente utilizado sistema operacional Ubuntu Linux como um contêiner para o EKS da Amazon (Elastic Container Service for Kubernetes). Confira os detalhes dessa novidade.
- Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak
- Como instalar o Libreflix Desktop no Linux via Snap
- Instale o Udeler para baixar os vídeos de cursos da Udemy
No OpenStack Summit, Mark Shuttleworth deixou claro o que é agora o objetivo prioritário da Canonical: a nuvem.
Seguindo seus objetivos de conquistar a nuvem, a Canonical anunciou que o Ubuntu vai desempenhar um papel muito importante como um sistema de acolhimento para a Amazon EKS (elástico serviço de contêineres para kubernetes), que foi lançado nesta semana.
Canonical lança Ubuntu para Amazon EKS
O Amazon Elastic Container Service para Kubernetes (Amazon EKS) é um serviço de cluster kubernetes totalmente automatizado em AWS (Amazon Web Services).
Ele foi projetado para fornecer Kubernetes, a ferramenta de orquestração de contêineres de código aberto e de produção, como um serviço gerenciado nos serviços de computação em nuvem da AWS (Amazon Web Services).
Como o Ubuntu é o sistema operacional de host de contêiner mais usado, especialmente para implantações de Kubernetes, ele agora pode ser utilizado para hospedar contêineres no EKS da Amazon.
Vantagens do Ubuntu no EKS
Projetado para portabilidade de contêineres, o Ubuntu na EKS promete um conjunto de ótimas otimizações sobre o Ubuntu na AWS.
Entre elas, vale mencionar velocidades de inicialização do kernel até 30% mais rápidas, suporte i3.metal, melhor suporte a classe de instância i3 com discos de armazenamento NVM Express (NVMe) para IO extremo, Elastic Network Adapter (ENA) com suporte para até 25 Gbps interfaces de rede, bem como atualizações contínuas de segurança e manutenção de imagem, para lidar com falhas críticas.
Na infraestrutura privada, os hosts contêineres do Ubuntu no EKS oferecem a mesma dinâmica de tempo de execução de outras implantações do Kubernetes baseadas no Ubuntu.
Ele consiste de nós de trabalho criados com base na nova imagem de base mínima do Ubuntu da Canonical, projetada para reduzir drasticamente tanto a seção transversal de segurança quanto o tamanho da imagem do Ubuntu na AWS.
Isso facilita a personalização dos nós do host do contêiner do EKS do Ubuntu para atender às suas necessidades corporativas.
Os hosts de contêineres do Ubuntu no EKS também podem ser integrados a infraestruturas corporativas existentes para compatibilidade binária com suas linhas de produção, teste e desenvolvimento, melhor segurança com riscos mínimos, maior produtividade com menos deltas, melhor economia em nuvens públicas e privadas, bem como velocidade melhorada com ferramentas de desenvolvimento amplamente utilizadas.
Os hosts de contêiner do Ubuntu no EKS estão disponíveis no AWS Marketplace e podem ser iniciados usando estas instruções.