A Canonical anunciou esta semana o primeiro lançamento da série Snapcraft 3.x, o Snapcraft 3.1. Confira as novidades e descubra onde baixar.
- Como instalar o gerenciador de tarefas Taskwarrior no Linux via Snap
- Cliente Spotify no Terminal? Instale o ncspot via Snap!
- Como instalar o IDE QML Creator no Linux via Snap
Snapcraft é uma ferramenta de código aberto que permite aos desenvolvedores de aplicativos empacotar seus aplicativos como contêineres Snap para distribuição em vários sistemas operacionais.
Novidades do Snapcraft 3.1
O Snapcraft 3.1 agora está disponível como uma pequena atualização na série Snapcraft 3.x, adicionando melhorias no ambiente de construção para permitir que você mais uma vez limpe peças usando a palavra-chave “base” enquanto executa o comando ‘snapcraft clean nome-da-peça’ e oferecendo a você uma limpeza mais intuitiva de etapas de partes específicas.
Os plugins “cmake” e “rust” foram atualizados também no Snapcraft 3.1. Enquanto o plugin “cmake” recebe dois novos recursos para permitir que você empacote mais aplicativos no formato binário universal Snap, como os aplicativos do KDE, o plugin “ferrugem” foi reformulado para funcionar melhor com a ferramenta rustup não legada.
De acordo com as notas de lançamento:
“O plug-in agora pode aproveitar snaps de construção no ambiente de construção usando o path para a lista de snaps de construção declarados em uma parte usando o plug-in cmake como argumentos para CMAKE_FIND_ROOT_PATH. Além disso, as primitivas cmake agora são usadas para direcionar a compilação, em vez de apenas chamar o make.”
Também foi melhorado na versão Snapcraft 3.1 o extrator de metadados do appstream, que agora pode filtrar corretamente o xml: lang e manipular tags dentro dos nós conectados.
Além disso, o Snapcraft agora encontrará com precisão os arquivos de área de trabalho a partir de entradas “ativáveis” do aplicativo, bem como ao voltar para o modo herdado e buscá-lo a partir do ID do aplicativo.
Por último, mas não menos importante, esta versão melhora o suporte para a plataforma Mac OS X ao usar a ferramenta Snapcraft via Homebrew.
Dessa forma, os usuários serão solicitados a instalar a ferramenta “multipass” quando iniciarem o Snapcraft pela primeira vez, se ele ainda não estiver instalado.
Você pode baixar o Snapcraft 3.1 agora mesmo no GitHub, onde você também poderá estudar o changelong completo, ou a partir dos repositórios do Ubuntu.