Canonical já certificou o Ubuntu 20.04 LTS para Raspberry Pi

Pouco tempo depois do lançamento da atual versão LTS, a Canonical já certificou o Ubuntu 20.04 LTS para Raspberry Pi. Confira!

A Canonical tem se esforçado para levar o Ubuntu para diferentes hardwares além do tradicional PC. Uma prova disso tem sido o investimento da empresa na compatibilidade com o popular mini PC Raspberry Pi.

Canonical já certificou o Ubuntu 20.04 LTS para Raspberry Pi
Canonical já certificou o Ubuntu 20.04 LTS para Raspberry Pi

Agora, Rhys Davies, funcionário da Canonical, publicou no blog oficial da empresa que o recente Ubuntu 20.04 LTS foi certificado para rodar nos bem conhecidos minicomputadores Raspberry Pi.

Canonical já certificou o Ubuntu 20.04 LTS para Raspberry Pi

A certificação significa que o Ubuntu 20.04 LTS deve funcionar sem problemas em computadores Raspberry Pi.

“Quando um usuário compra uma placa-mãe certificada como o Raspberry Pi e instala o Ubuntu, fica tranquilo ao saber que a Canonical executou milhares de testes para garantir que o Ubuntu funcione pela primeira vez. Na medida do possível, o Raspberry Pi receberá atualizações e patches de segurança testados a cada três semanas.”

Mas a Canonical não apenas garantiu que o Ubuntu 20.04 funcione corretamente em computadores Raspberry Pi, mas colocou o foco acima de tudo na segurança e confiabilidade.

“Um dos principais benefícios da execução do Ubuntu é a segurança. Durante a vida útil de uma versão do Ubuntu, a Canonical lança milhares de patches e está em conformidade com os padrões de segurança líderes do setor. Parte da certificação significa que, antes de lançarmos uma atualização, a testamos em todos os Raspberry Pi do laboratório da Canonical. Dessa forma, os usuários sabem que seu Raspberry Pi será atualizado e não será interrompido devido a uma atualização ou patch de segurança.”

Em resumo, o fato de o Ubuntu 20.04 ter sido certificado para ser usado no Raspberry Pi significa que a Canonical testa minuciosamente seu sistema para evitar o máximo possível de regressões e falhas de segurança, o que, em teoria, deve reforçar a confiança de que eles podem depositar usuários na referida combinação de sistema e hardware.

O crescimento interminável da Internet está tornando os ataques cibernéticos cada vez mais comuns.

Aqui, a IoT desempenha um papel importante, revelando-se como um dos maiores saltos de Aquiles em termos de segurança, além de ser um setor em que a Canonical vem lançando pedras há anos.

Nesse ponto, a empresa explica que “executando o Ubuntu em seu Raspberry Pi, outra placa-mãe certificada pelo Ubuntu, ou obtendo a certificação Ubuntu, você está permitindo que os especialistas em segurança da Canonical cuidem desse risco para você”.

Apesar de se concentrar principalmente no setor educacional, um computador Raspberry Pi pode ser usado como ambiente de teste ou mesmo como servidor em uma pequena PME.

A versatilidade que o minicomputador pode oferecer torna muito importante manter bons níveis de segurança em alguns contextos.

Quem estiver interessado em usar o Ubuntu pode seguir as instruções publicadas pela Canonical, obviamente preparando antecipadamente a imagem do sistema para inicializá-lo.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 222

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.